adeptos-logo
Nacional
27/06/25

João Diogo Manteigas: "O Benfica pode vencer o Mundial de Clubes"

Candidato à presidência das águias mostra-se confiante numa campanha histórica no Mundial de Clubes e admite recandidatura de Rui Costa.

João Diogo Manteigas, um dos nomes já confirmados na corrida à presidência do Benfica, acredita que o clube da Luz pode surpreender no Mundial de Clubes e levantar o troféu. 

Veja também: Treinador italiano bem posicionado para suceder Anselmi

O advogado destacou a vitória frente ao Bayern como um sinal claro da capacidade da equipa e garantiu que, passando o Chelsea, os encarnados têm tudo para continuar a fazer história. 

«Muito honestamente, penso que sim, o Benfica pode vencer a competição. Ao longo desta época, o que o Benfica nos mostrou é que se superava nos jogos mais difíceis, batemo-nos sempre bem em jogos mais complicados», afirmou Manteigas, numa conversa informal no X

Apesar de reconhecer que a entrada na prova foi algo “intermitente”, com o empate frente ao Boca Juniors a deixar dúvidas, o candidato mostrou-se animado com a exibição diante do Bayern: «O jogo foi bem conseguido, apesar do que sofremos. Mas olhando para a frente, o Benfica passando o Chelsea, parece-me que pode fazer história». 

Manteigas considera que o Benfica tem tudo para ser a surpresa da prova: «Podemos ser o wild card. O Benfica tem capacidade para isso. Tem sócios por todo o lado. Acho que ao Benfica não vai faltar apoio». 

Veja também: Arsenal aumenta a oferta milionária por Gyökeres e o Sporting já respondeu

«Rui Costa dá sinais de que se vai recandidatar» 

Em relação à vida interna do clube, João Diogo Manteigas não tem dúvidas de que Rui Costa avançará para uma nova candidatura, mesmo que o presidente mantenha o tabu até ao fim da participação no Mundial de Clubes. 

«Tenho plena convicção que o atual presidente quer recandidatar-se à presidência do Benfica. Ninguém se sujeita ao que se tem vindo a sujeitar, à pressão, à crítica acérrima nos últimos meses. Por isso, renunciaria. Aguentando esta pressão, dá todas as indicações de que se irá recandidatar». 

O advogado recordou ainda os mecanismos previstos nos estatutos para eleições antecipadas: só em caso de destituição por Assembleia Geral com justa causa, ou renúncia voluntária da direção. 

«Querendo, legitimamente, recandidatar-se, Rui Costa tem todo o direito de ir até outubro». 

Veja também: Anselmi não se deixou ficar: Assim foi a conversa com Villas-Boas

«Podemos fazer história também nas eleições»

O candidato revelou também confiança no envolvimento dos sócios no processo eleitoral e aponta para uma participação recorde nas eleições agendadas para 25 de outubro:

«Existem todas as condições para, em outubro, o Benfica se transformar no clube do mundo que teve mais sócios a votar num ato eleitoral».

João Diogo Manteigas junta-se assim à corrida que já conta com nomes como João Noronha Lopes, Martim Mayer e Cristóvão Carvalho. Rui Costa, embora ainda sem anúncio oficial, continua a ser dado como recandidato, enquanto Mauro Xavier mantém indefinição quanto a uma eventual candidatura. 

Veja também: Jogador do FC Porto envolvido em acidente de viação e há feridos

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!