adeptos-logo
Nacional
16/05/25

Benfica tem novo plano para Prestianni e a saída é hipótese

Jovem argentino pouco utilizado esta época e pode seguir caminho diferente no verão. Envolvimento em negócio por reforço é hipótese em cima da mesa.

Chegou à Luz envolto em promessas de grande talento, mas Gianluca Prestianni não conquistou o espaço desejado na primeira temporada com a camisola das águias. Aos 19 anos, o avançado argentino pode estar de saída do Benfica, com vários cenários em análise por parte da SAD: empréstimo, venda em definitivo ou integração num negócio por um reforço

Veja também: Benfica com baixa de peso para o jogo decisivo em Braga

Contratado ao Vélez Sarsfield em janeiro deste ano, logo após completar 18 anos, Prestianni foi uma aposta de antecipação dos encarnados em relação à concorrência europeia. O Benfica investiu cerca de 9,5 milhões de euros, num negócio que incluiu serviços de intermediação e garantiu ao clube argentino 15% de uma futura transferência

Arrancou como titular, perdeu espaço com Bruno Lage 

Prestianni até começou bem: titular nas primeiras quatro jornadas da Liga com Roger Schmidt. Mas a chegada de Bruno Lage, aliada a uma lesão no tornozelo ao serviço da seleção sub-20 da Argentina, retirou-lhe protagonismo. Nunca mais voltou ao onze inicial e passou a ser uma opção esporádica, somando apenas 10 jogos pela equipa principal (4 como titular), mais 5 pela equipa B, onde também não somou muitos minutos. 

Em abril, brilhou na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, frente ao Tirsense, com um golo e uma assistência. O festejo exuberante, no entanto, não caiu bem entre alguns colegas, sugerindo frustração e vontade de mostrar mais do que o contexto atual lhe permite. 

Veja também: Sporting perde jogador para o resto da época após discussão com Otamendi

Três cenários na mesa… e Prestianni quer jogar 

O Benfica está aberto a três caminhos distintos: 

  • Empréstimo, para ganhar rodagem e visibilidade, num contexto competitivo diferente; 
  • Venda em definitivo, mas apenas perante uma proposta que recupere o investimento e traga mais-valias; 
  • Integração num negócio, como moeda de troca para baixar o custo de um reforço prioritário para 2024/25. 

Fontes próximas do processo indicam que o próprio Prestianni está recetivo a sair, reconhecendo que as portas da titularidade estão longe de se abrir, e que precisa de jogar com regularidade para continuar a evoluir. O jovem extremo tem contrato até 2029 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, reflexo da aposta inicial e da expectativa depositada nele. 

Veja também: Chegou ao Benfica com Jesus, nunca foi aposta e está perto de deixar a Luz

O que mudou desde janeiro? 

Em janeiro, o Benfica recusou ofertas e preferiu proteger o processo de integração do jovem talento, rodeando-o de referências como Otamendi e Di María. Mas com o avançar da época, e perante a escassez de minutos, o clube reviu o plano: há mais abertura para libertar Prestianni, num contexto que beneficie ambas as partes. 

Com o mercado a aproximar-se, o nome do argentino promete surgir em vários tabuleiros negociais, dentro ou fora da Luz. 

Veja também: “Treinadores de Bancada”: A Nova Série da Netflix que Dá Cartão Vermelho aos Pais Intrometidos ⚽📣

Considera-se uma enciclopédia do futebol, ao estilo Luís Freitas Lobo? Então prove-o! teste os seus conhecimentos aqui!

André Miguel Rodrigues