As coisas não andam fáceis para Neymar. Depois do desentendimento com um adepto do Santos, em pleno relvado, as principais claques do clube brasileiro — Torcida Jovem, Sangue Jovem Capital e Bonde Braço Fino — decidiram quebrar o silêncio e deixaram um aviso claro ao craque: “Não vamos aceitar faltas de respeito”.
Veja também: Benfica ganha aliado de peso para desbloquear regresso de Félix
Tudo começou no passado fim de semana, na derrota do Santos por 2-1 diante do Internacional, a contar para a 16.ª jornada do Brasileirão. No final da partida, Neymar — presente no relvado — envolveu-se numa acesa troca de palavras com Alex Sander Silva, um adepto santista que o acusou de ser “mercenário”. O momento tornou-se viral e gerou polémica nas redes sociais e nos media.
Dois dias depois, Alex Sander confessou estar a viver um verdadeiro inferno por causa do episódio. Agora, as claques organizaram-se e apontaram diretamente o dedo a Neymar, numa carta aberta divulgada nas redes sociais.
“Endereçamos esta mensagem, primeiramente, ao nosso ídolo Neymar. Ídolo, é claro. É inegável a grandeza do legado desportivo e mediático que você dá ao Santos, especialmente enquanto vivemos o pior momento da nossa história. Mas o maior grupo de adeptos do Santos não pode, muito menos consegue, deixar passar uma situação humilhante para nós”, pode ler-se no comunicado.
Veja também: Peixeirada entre Manuel Moura dos Santos e Tiago Girão: "És um ordinário" (VÍDEO)
O texto, que mistura o respeito pela carreira do jogador com duras críticas ao seu comportamento, sublinha que o amor de Neymar pelo Santos “vai muito além do dinheiro”, mas que isso não o isenta de críticas — muito menos de respeitar quem paga para estar nas bancadas.
“Você não tem o direito de tratar o adepto santista da forma que tem tratado. A última discussão foi o auge do ridículo”, acusam os grupos organizados.
“Pagamos caro os ingressos e não vamos aceitar falta de respeito como a demonstrada agora”.
O clima em torno do regresso de Neymar ao Santos, mesmo que ainda apenas como figura de bastidores, está agora mais tenso. A relação com os adeptos, que era de paixão, atravessa uma fase delicada, alimentada por resultados negativos, frustração acumulada e declarações que não caíram bem.