Poucas horas de o Benfica ter suspendido a sua participação nas discussões sobre a centralização dos direitos televisivos, o FC Porto respondeu na mesma moeda.
Veja também: FC Porto já aceitou proposta e Otávio está de saída
Numa missiva enviada à Liga, os dragões falam em corrupção ativa e passiva, recordando o caso dos emails.
"Recordamos, a título de exemplo, o chamado ‘caso dos emails’, cujos contornos revelam práticas que o próprio Presidente do Sport Lisboa e Benfica classificou como 'influências diretas ou indiretas na arbitragem'. Algumas dessas práticas foram judicialmente comprovadas; outras ficaram por apurar. Ainda assim, à época, a Futebol SAD do Sport Lisboa e Benfica não acompanhou os nossos apelos nem demonstrou qualquer vontade em contribuir para uma mudança estrutural - mudança que agora, com espanto, se propõe liderar", referem.
No entanto, os azuis e brancos concordam que os “regulamentos das instituições que tutelam, regulam e organizam o futebol português necessitam de uma revisão profunda, adaptada à realidade atual e com visão de futuro”.
Veja também: FC Porto reage a ataque do Benfica: "Falta de respeito"
O FC Porto lembra a invasão de um adepto do Benfica no clássico com o Sporting no final da época passada.
“A aplicação recorrente de sanções de reduzida gravidade, que não refletem a extensão ou gravidade dos comportamentos, transmite a ideia de permissividade institucional e afeta a imagem global da competição. Situações como quebras de segurança nos estádios, ou agressões iminentes à integridade física de árbitros, treinadores e jogadores, não podem continuar a ser penalizadas com meras multas. A aplicação de ‘atenuantes’ para justificar decisões brandas apenas serve para reforçar perceções negativas. Recordamos, a este respeito, os acontecimentos verificados no Estádio da Luz, aquando do jogo entre o Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal, que evidenciam de forma gritante essa incongruência”, acusam.
Veja também: Kylian Mbappé vive romance com conhecida atriz portuguesa?