Jonas Vingegaard sagrou-se vencedor da 51.ª edição da Volta ao Algarve, ao triunfar no contrarrelógio final, consolidando assim a camisola amarela.
Veja também: Félix arrasado em Itália: "Tem tanto de bonito como de inútil"
O dinamarquês da Visma-Lease a Bike mostrou o porquê de ser um dos maiores nomes do ciclismo mundial, superando João Almeida, que terminou a prova no segundo lugar da geral, conquistando o melhor resultado da carreira nesta corrida.
🔥 Contrarrelógio decisivo no Alto do Malhão
➡️ Vingegaard confirmou a superioridade ao vencer a 5.ª e última etapa, um contrarrelógio de 19,6 km entre Salir e o Alto do Malhão. O dinamarquês fez 30 segundos de diferença para João Almeida, que registou o 6.º melhor tempo do dia.
➡️ Wout van Aert, também da Visma, foi 2.º na etapa, a 11 segundos do colega de equipa, enquanto Antonio Tiberi (Bahrain-Victorious) ficou em 3.º, a 14 segundos.
Veja também: Jato privado de Ronaldo preso em Inglaterra - Saiba o motivo
🏆 Classificação geral final
🥇 Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) 🟡
🥈 João Almeida (UAE Emirates) +15s
🥉 Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) +24s
➡️ António Morgado, jovem promessa portuguesa da UAE, terminou em 11.º lugar, a 1m15s do vencedor.
➡️ Jan Christen, anterior líder, caiu para a 10.ª posição.
➡️ Primoz Roglic, uma das figuras da prova, desiludiu no último dia, terminando apenas em 8.º da geral, depois de fazer 12.º no contrarrelógio.
📜 Algarve recebe mais um campeão de topo
Com esta vitória, Vingegaard junta-se a uma lista de luxo de vencedores da Volta ao Algarve, onde já figuram Geraint Thomas (2015, 2016), Primoz Roglic (2017), Tadej Pogacar (2019) e Remco Evenepoel (2020, 2022 e 2024).
Veja também: Conceição irritado arrasa jogadores do Milan: "Erros de circo"
A Visma-Lease a Bike veio testar a cronoescalada, um desafio que o dinamarquês enfrentará no Tour de France 2025, e o domínio demonstrado no Algarve deixa antever mais uma grande época para Vingegaard.