adeptos-logo
Nacional
19/05/25

Pepê e o Mundial de Clubes: "No FC Porto, o objetivo é sempre vencer"

Em entrevista à FIFA, Pepê partilhou a ambição do FC Porto para o Mundial de Clubes, apontando sem rodeios à vitória na competição. 

Em entrevista à FIFA, Pepê partilhou a ambição do FC Porto para o Mundial de Clubes, apontando sem rodeios à vitória na competição. 

Veja também: Vítor Bruno prestes a assumir um dos melhores clubes da I Liga

O torneio realiza-se entre 14 de junho e 13 de julho, nos EUA, e o internacional brasileiro não esconde o entusiasmo pela oportunidade de representar os dragões numa montra de dimensão global. 

«As expectativas são as melhores possíveis», começou por dizer o médio, que encara a participação como um motivo de orgulho: «Estar entre as 32 melhores equipas do mundo é especial. Jogamos no FC Porto, uma das maiores equipas do mundo, e todos os torneios que disputamos são com o foco de vencer. No Mundial não será diferente». 

O jogador destacou a exigência do formato, com representantes de cinco continentes, e não poupou elogios aos adversários. «O Palmeiras é uma equipa muito forte, com muitos títulos no Brasil. O Inter Miami, com Messi e Suárez, também será complicado. E o Al-Ahly é campeão africano. Não há jogos fáceis», alertou. 

Veja também: Dica para Sofia Oliveira? O discurso de Rui Borges e Pote contra a crítica (VÍDEO)

Para Pepê, a edição norte-americana do Mundial de Clubes terá um cariz especial: «Vai juntar muitas culturas e estilos de jogo. Jogar num país com comunidades sul-americanas e portuguesas vai ser incrível. Podemos aproximar o clube dos adeptos que estão do outro lado do Atlântico.» 

Sem comparações com lendas 

Questionado sobre eventuais paralelismos com Deco ou Hulk, Pepê afastou de imediato essas comparações: «Tenho de fazer muita coisa para me poder comparar com eles. São lendas do clube. Só posso trabalhar, evoluir e, quem sabe, um dia deixar também o meu nome na história.» 

A conversa teve ainda espaço para detalhes mais pessoais. Adepto confesso de basquetebol, revelou-se fã de Stephen Curry, base dos Golden State Warriors, e não escondeu a vontade de ter partilhado relvado com Ronaldo Fenómeno. Sobre o balneário, destacou Zaidu como o mais divertido: «Está sempre com energia, sempre a rir, contagia todos.» 

Veja também: OFICIAL: Benfica emite comunicado sobre o futuro de Di María

Contra o racismo: «Temos de combater isto» 

Num registo mais sério, Pepê fez questão de abordar o racismo, um tema que considera urgente e prioritário. «O racismo é algo muito sério e precisa de ser combatido. Já vimos o que aconteceu com Galeno, atacaram-no no Instagram. Não é algo que se deva aceitar. No Brasil e em Espanha, com o Vinícius Júnior, continua a acontecer. Temos de ser firmes contra isso, porque não é bom nem para o futebol nem para a sociedade.» 

Com o FC Porto a preparar a participação na maior competição de clubes do planeta, Pepê deixa claro o espírito competitivo da equipa: «Vamos entrar com tudo para vencer.» 

André Miguel Rodrigues