Júlio César, histórico guarda-redes brasileiro, partilhou uma das histórias mais marcantes do tempo em que foi treinado por José Mourinho no Inter de Milão.
Veja também: O motivo insólito para a expulsão de Harder no Santa Clara-Sporting
A revelação surgiu durante uma conferência no Summit Global Football Management, no Brasil, onde o antigo internacional canarinho descreveu o episódio como “a palestra mais rápida da história” em que Mourinho colocou a hipótese de a equipa conquistar tudo.
“Não, definitivamente... não. Quando tens a chance de ganhar uma competição, não vais escolher. Em 2010, quando percebemos que podíamos ganhar o triplete, o Mourinho disse-nos 'Podemos conquistar três em três, dois em três, um em três ou zero em três. A escolha é vossa'. Levantou-se e foi embora. Foi a palestra mais rápida que me recordo. Mas não tens por que escolher, tens de jogar até ao final”.
Mourinho, o mestre da motivação
Para Júlio César, foi um exemplo claro do poder de comunicação de Mourinho:
“Ele sabia que aquela era a forma certa de nos tocar. Cada um ficou a pensar nas palavras e foi para o campo com sangue nos olhos”.
Veja também: Rui Costa em fúria aperta com árbitro no túnel da Luz após o Benfica-Arouca
A conquista do Mundial de Clubes selou uma época absolutamente histórica para o Inter, que nessa temporada venceu também a Liga dos Campeões, a Série A e a Taça de Itália, completando um inédito triplete.