O Crystal Palace conquistou, este domingo, o primeiro troféu de Community Shield do seu historial, ao bater o Liverpool no desempate por penáltis, após empate a duas bolas no tempo regulamentar (2-2, 3-2 g.p.). Num jogo marcado por ritmo intenso e reviravoltas no marcador, Dean Henderson voltou a assumir papel de herói nas grandes penalidades, enquanto Mohamed Salah desperdiçou logo a primeira tentativa dos reds com um remate para as bancadas.
Veja também: Irmão de João Félix muito perto de deixar o Benfica
O encontro ficou também marcado pela primeira homenagem a Diogo Jota num jogo a contar para um título. No entanto, o minuto de silêncio não foi cumprido de forma adequada por alguns adeptos presentes em Wembley, gerando visível desconforto no rosto de Salah e do treinador Arne Slot.
Golos para todos os gostos
O Liverpool entrou a todo o gás e, logo aos 4 minutos, Hugo Ekitike aproveitou um passe de Wirtz – inicialmente destinado a Gakpo – para inaugurar o marcador. A resposta do Palace não demorou: Jean-Philippe Mateta fez o 1-1 de penálti, aos 17 minutos, após falta de Virgil van Dijk.
Os reds voltaram a colocar-se na frente pouco depois, com Jeremie Frimpong a cruzar de forma desviada, mas eficaz, fazendo um chapéu a Dean Henderson (21’). A primeira parte terminou com o Liverpool por cima, mas o Palace regressou melhor do intervalo.
Veja também: Sporting explica por que motivo avançou com queixa contra Lage
Com Gravenberch ausente por motivos pessoais e Szoboszlai em dia menos inspirado, o meio-campo dos campeões ingleses revelou fragilidades. O empate acabou por surgir aos 77 minutos, quando Ismaila Sarr aproveitou uma perda de bola de Gakpo para fazer o 2-2, após assistência de Warthon.
Decisão nos penáltis
Já perto do final, o Palace reclamou um penálti por falta de Alexis Mac Allister, mas o árbitro mandou seguir. No desempate, Salah desperdiçou logo a primeira cobrança para o Liverpool, Henderson defendeu dois remates e Justin Devenny converteu o penálti decisivo, selando um triunfo histórico para a equipa londrina.
Depois da conquista da FA Cup, o Crystal Palace soma agora mais um troféu e começa a nova época com confiança reforçada, enquanto o Liverpool vê escapar o primeiro título da temporada.
Veja também: Colosso espanhol disposto a bater cláusula milionária de Mora