adeptos-logo
Nacional
18/02/26 às 09:11

Mourinho reage ao caso Prestianni-Vinícius: “Acontece sempre com o mesmo…”

Técnico do Benfica evita chamar mentiroso a Vinícius Júnior, mas deixa críticas veladas ao histórico de conflitos do brasileiro. Mourinho aponta ainda o dedo ao árbitro François Letexier após expulsão polémica.

José Mourinho abordou com cautela o alegado episódio de insultos racistas envolvendo Gianluca Prestianni e Vinícius Júnior, ocorrido durante o Benfica-Real Madrid (0-1), da primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. O treinador encarnado recusou tomar partido público, mas deixou implícita a sua perplexidade pelo facto de situações semelhantes “acontecerem sempre com o mesmo jogador”.

  • Escândalo na Luz faz manchetes na Argentina: Prestianni no centro de acusação grave

    ID: 10621 | 6345961151
  • Dor no joelho trava regresso aguardado — eis o motivo da ausência de Ioannidis

    ID: 10620 | 2756843098

Na conferência de imprensa após o encontro no Estádio da Luz, Mourinho explicou que procurou manter uma posição equilibrada, apesar da tensão instalada. “Falei com o Vinícius, que me disse uma coisa, e falei com o Prestianni, que me disse outra. Eu podia ser parcial e dizer que só acredito no que o Prestianni me disse, mas não quero dizer que o Vinícius é mentiroso nem que o Prestianni é um miúdo incrível”, afirmou.

Ainda assim, o técnico português deixou uma reflexão crítica: “Passa-se em tantos estádios sempre com o mesmo, há alguma coisa… Ao Vinícius, no campo, disse-lhe: ‘Marcaste um golo do outro mundo, por que festejas assim? Por que não celebras como celebrava Di Stéfano, Pelé ou Eusébio?’ Acontece sempre com o mesmo, é a única coisa que não me entra.”

As declarações surgem depois de Vinícius Jr. ter acusado Prestianni de lhe ter chamado “mono” (macaco), alegação que levou o árbitro francês François Letexier a activar o protocolo antirracismo da UEFA, interrompendo o jogo durante cerca de dez minutos. O argentino, entretanto, já negou categoricamente qualquer insulto racista, garantindo que o brasileiro “interpretou mal” as suas palavras.

Expulsão e críticas ao árbitro

Mourinho não se ficou pelo caso disciplinar entre jogadores e aproveitou para criticar duramente a arbitragem. O técnico foi expulso após ver dois cartões amarelos por protestos e apontou incoerência nas decisões de Letexier, sobretudo em lances envolvendo jogadores do Real Madrid que estavam em risco de falhar a segunda mão.

“Eu tenho mais de 1.300 jogos como treinador, mais de 200 nas competições europeias, e ele sabia que Huijsen, Carreras e Tchouaméni não podiam ver amarelo. Ele sabia. Quando Carreras simula não dá amarelo, quando Tchouaméni faz várias faltas não dá amarelo. Ele sabia”, atirou, acrescentando: “Ele não ficou contente em jogar só este jogo, quis jogar o próximo.”

A expulsão significa que Mourinho não poderá sentar-se no banco na segunda mão, agendada para o Santiago Bernabéu, estádio onde viveu alguns dos momentos mais marcantes da sua carreira.

Eliminatória em aberto

Dentro das quatro linhas, Vinícius Júnior foi decisivo, apontando o único golo da partida aos 50 minutos. O brasileiro celebrou de forma efusiva perante os adeptos encarnados, gesto que lhe valeu cartão amarelo e que esteve na origem da altercação com Prestianni.

A eliminatória segue agora para Madrid com vantagem mínima dos espanhóis. No entanto, mais do que o resultado, o que continua a dominar o debate é o alegado episódio de racismo e as diferentes leituras sobre o que realmente aconteceu na Luz.

  • Leões invadem Moreira de Cónegos? Sporting já vende bilhetes e há regras apertadas

    ID: 10619 | 3328536953
  • Neymar está de volta… e já se fala na seleção e no Mundial

    ID: 10615 | 5623502317

A UEFA poderá abrir um processo disciplinar, enquanto o Benfica ainda não emitiu posição oficial detalhada sobre o caso. Certo é que a segunda mão será disputada sob um clima de tensão acrescida, dentro e fora das quatro linhas.