adeptos-logo
Modalidades
18/05/25

Fernando Pimenta conquista a prata na 1ª etapa da Taça do Mundo de Canoagem

Fernando Pimenta voltou a colocar o nome de Portugal no pódio internacional ao conquistar, este domingo, a medalha de prata em K1 5.000 metros.

Fernando Pimenta voltou a colocar o nome de Portugal no pódio internacional ao conquistar, este domingo, a medalha de prata em K1 5.000 metros na primeira etapa da Taça do Mundo de Canoagem, disputada em Szeged, Hungria. O canoísta português, já com duas medalhas olímpicas no currículo, encerrou a prova com o tempo de 21.38,91 minutos, apenas 10,30 segundos atrás do vencedor, o norueguês Jon Vold. O húngaro Balint Noe completou o pódio. 

Veja também: Vítor Bruno prestes a assumir um dos melhores clubes da I Liga

Pimenta esteve sempre entre os líderes da prova, resistindo a um contratempo numa das portagens — zona onde os atletas têm de sair da embarcação e correr com ela antes de regressar à água — aos 14 minutos, e reagindo com força no sprint final para garantir o segundo lugar. 

Este é já o segundo pódio português em Szeged, depois de Messias Baptista ter conquistado o ouro em K1 200 metros, no sábado, numa vitória emocionante decidida por photo finish. Ainda assim, Baptista não conseguiu repetir o feito na prova de K2 500 metros, em conjunto com João Ribeiro, terminando na quinta posição

Na mesma prova, Gustavo Gonçalves e Pedro Casinha, que haviam vencido a respetiva meia-final, acabaram em oitavo lugar na final A. 

Veja também: Cristianinho brilha com 2 golos e Portugal conquista torneio de sub-15

Entre as senhoras, Beatriz Fernandes ficou muito perto de trazer mais uma medalha para Portugal, ao terminar em quarto lugar em C1 5.000 metros, a apenas 23 segundos do pódio. Já Inês Penetra foi nona classificada na final B de C1 200 metros

Apesar de ter competido adoentado no início da etapa — sendo 9.º classificado em K1 1.000 metros — Fernando Pimenta mostra mais uma vez a sua fibra competitiva, somando uma nova medalha internacional que reforça as ambições lusas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, cada vez mais próximos. 

André Miguel Rodrigues