adeptos-logo
Nacional
27/05/25 às 18:26

"Gabri Veiga? É craque… mas preferia vê-lo no Benfica"

Antigo avançado do Benfica, não poupou nos elogios a Gabri Veiga, médio espanhol atualmente ao serviço do Al Ahli.

Haris Seferovic, antigo avançado do Benfica, não poupou nos elogios a Gabri Veiga, médio espanhol atualmente ao serviço do Al Ahli, e que é um dos nomes mais fortes no radar do FC Porto para reforçar o meio-campo. 

Veja também: Varandas responde aos polémicos áudios de Rui Costa (VÍDEO)

Em declarações a A BOLA, o internacional suíço descreveu Veiga como “um craque” e um jogador capaz de valorizar qualquer equipa — ainda que, em tom de brincadeira, tenha preferido que fosse parar à Luz. 

Preferia que fosse o Benfica, porque é craque. Mas é um nome que valoriza qualquer equipa.” 

Seferovic conhece bem Gabri Veiga. Os dois cruzaram-se em 2023 no Celta de Vigo, quando o avançado helvético foi cedido pelos encarnados à formação espanhola, então orientada por Carlos Carvalhal. Foi nessa temporada que o jovem espanhol viveu a sua explosão — 11 golos e 4 assistências, incluindo um bis decisivo frente ao Barcelona, que garantiu a manutenção na última jornada da La Liga. 

“É espantoso. Marca, assiste, defende…” 

O suíço destacou as múltiplas valências de Veiga, um médio ofensivo com grande mobilidade, instinto de golo e capacidade de trabalho defensivo: 

O Gabri é um jogador espantoso. Tem uma facilidade surpreendente para marcar ou assistir. E é um médio com grande capacidade defensiva, não dá uma bola por perdida.” 

Veja também: Publicação da jornalista Sandra Felgueiras sobre a final da Taça já é viral

Apesar da tenra idade — 21 anos — Gabri Veiga já conquistou a Liga dos Campeões Asiática com o Al Ahli e, segundo Seferovic, manteve o nível competitivo mesmo longe dos holofotes europeus: 

“O campeonato saudita cresceu muito. Ele teve uma lesão no início, mas este ano foi titular, destacou-se e ganhou a Champions asiática. Não é pouca coisa.” 

“Como 10, atrás do avançado, é onde rende mais” 

Sobre a melhor posição para Veiga brilhar, Seferovic não hesita: o número 10. Ainda que o espanhol seja versátil e possa jogar como 8 ou até a partir de uma ala, é na zona entrelinhas, com liberdade criativa, que o suíço acredita que Veiga pode ser mais letal: 

“Tem qualidade para ser um 10 puro. Mobilidade, criatividade, e compromisso defensivo.” 

Veja também: Namorado deixa jovem a jantar sozinha até apareceu Gyökeres e deu nisto (VÍDEO)

O seu eventual ingresso no FC Porto traria à Liga Portugal um dos médios mais promissores do futebol espanhol dos últimos anos — e com ligações diretas ao passado de sucesso de Carlos Carvalhal, Marchesín, Cervi e Gonçalo Paciência, todos com passagem pelo futebol nacional. 

Considera-se uma enciclopédia do futebol, ao estilo Luís Freitas Lobo? Então prove-o! teste os seus conhecimentos aqui!