Os colombianos entraram fortes no encontro e chegaram ao intervalo a vencer por 1-0 graças a um golo de James Rodríguez.
Veja também: Arma e munições levam a detenção de lenda do FC Porto Helton
Porém, ao apito para o descanso, Ríos protagonizou um momento insólito: após desentender-se com Jefferson Lerma, não quis saber de mais nada e dirigiu-se de imediato para os balneários. James Rodríguez, capitão da equipa, ainda tentou chamá-lo de volta, mas o ex-Palmeiras ignorou, gerando visível irritação no camisola 10. Lerma, por sua vez, cumprimentou o ex-FC Porto e pediu-lhe calma antes de se recolher ao balneário.
Na segunda parte, a Colômbia não deu hipóteses ao adversário e dilatou a vantagem com golos de Jhon Córdoba e Juan Quintero, antigo jogador do FC Porto. O resultado final (3-0) confirmou o apuramento da seleção cafetera para o Mundial que será disputado nos EUA, México e Canadá.
Apesar da festa pela qualificação, o episódio com Ríos acabou por gerar algum desconforto no seio da equipa, num momento que contrastou com a tranquilidade do triunfo colombiano.
Veja também: FC Porto anuncia rescisão de última hora de patinho feio após 5 anos de serviço