O clássico deste domingo entre FC Porto e Benfica marca um regresso muito especial para Iván Marcano, que volta a defrontar os encarnados na Liga quase dois anos depois.
Veja também: Lage promove surpresa na convocatória para a visita ao FC Porto
O central espanhol, que esteve afastado dos relvados devido a uma grave lesão no joelho direito, regressa ao grande palco num momento de estabilidade física, pronto para aquele que poderá ser o seu último clássico ao serviço dos dragões.
O reencontro com o rival lisboeta ganha significado redobrado: o último duelo com o Benfica data de agosto de 2022, na final da Supertaça, em Aveiro, onde o FC Porto perdeu por 2-0. Na Liga, a última presença de Marcano num clássico remonta a 7 de abril de 2023, na vitória portista por 1-2 na Luz.
Histórico positivo
Desde que chegou ao FC Porto em 2014 – com uma breve passagem pela Roma em 2018/19 –, Marcano soma 11 clássicos frente ao Benfica, com 5 vitórias, 4 empates e apenas 2 derrotas, precisamente nos dois jogos que abriram e fecharam esse ciclo. Aos 37 anos, o espanhol continua a demonstrar utilidade, sobretudo pela experiência e serenidade na saída de bola, tornando-se novamente uma opção sólida para Martín Anselmi após recuperação da operação ao cruzado anterior.
Veja também: A enorme confusão provocada por Tiago Martins no Tondela-Feirense
Desde o regresso, Marcano tem sido titular em momentos cruciais, embora tenha cometido um erro determinante frente ao Estoril, com uma grande penalidade. Ainda assim, a sua presença estabilizou uma linha defensiva que tem sofrido várias alterações esta temporada.
O futuro ainda é uma incógnita
Com contrato até final da época e um dos salários mais elevados do plantel, o futuro de Marcano no FC Porto está em aberto. O próprio admite que chegou a duvidar do regresso à competição, mas voltou, integrou-se bem e poderá continuar, caso aceite baixar o vencimento e mantenha o rendimento físico. A decisão será tomada no final da temporada, eventualmente durante a participação portista no Mundial de Clubes.
Também Zaidu anseia pelo clássico
Outro nome que aguarda nova oportunidade frente ao Benfica é Zaidu. O nigeriano ficou afastado dos relvados durante oito meses após lesão ligamentar grave. Regressou a tempo de defrontar o Sporting na Taça da Liga, mas falhou os últimos dois encontros dos dragões e não tem sido opção recente para Anselmi. Ainda assim, será sempre recordado pelo golo na Luz, em maio de 2022, que valeu o 30.º título nacional ao FC Porto.
Veja também: 🎮 A História Louca de Como um Grupo de ‘Geeks’ Britânicos Criou o Fenómeno Grand Theft Auto 🚗💥
Num clássico marcado pelo peso das memórias e pela urgência dos pontos, Marcano volta a entrar em cena como um símbolo de resiliência e liderança, pronto para mais uma batalha no Dragão.
🔵 Sabia que…
Marcano é o defesa mais goleador da história do FC Porto, com 30 golos em 257 jogos com a camisola azul e branca?