A equipa técnica de Francesco Farioli no FC Porto começa a ganhar forma e contará com um nome português bem conhecido do treinador italiano: Lino Godinho, de 39 anos, será um dos seus adjuntos para a época 2025/26. Os dois já trabalharam juntos entre 2015 e 2017 na Aspire Academy, no Qatar, e a ligação pessoal e profissional entre ambos foi determinante para este reencontro no Dragão.
Veja também: Assim ficou o Lamborghini de Jota após o trágico acidente (VÍDEO)
Nos últimos anos, Lino Godinho tem estado ligado ao futebol italiano, primeiro como elemento da estrutura do Venezia e depois no Torino. Antes disso, passou também pela Académica, como adjunto em 2021/22, e teve uma experiência na Suíça ao serviço do Grasshoppers, além de vários anos a trabalhar no Qatar.
Reforço internacional na equipa técnica
Além de Lino Godinho, a estrutura técnica de Farioli contará também com Osman Kul, analista que estava no Ajax, e com o preparador físico inglês Callum Walsh, de 40 anos, que conheceu Farioli no Alanyaspor, na Turquia. Ambos são da confiança do novo técnico portista e fazem parte do seu núcleo de colaboradores habituais.
Farioli pode absorver nome proposto pela estrutura… e Lucho está em cima da mesa
A equipa técnica não está, no entanto, totalmente fechada. A estrutura dos dragões quer manter algum grau de continuidade e propôs a Farioli a integração de um elemento com ligação ao clube — e Lucho González é um dos nomes em cima da mesa. O argentino, figura histórica do FC Porto, é uma das hipóteses para complementar o núcleo técnico com conhecimento profundo da casa e ligação direta ao balneário.
Veja também: Revelado o que motivou o trágico acidente que vitimou Diogo Jota
Outros nomes da confiança de Farioli em preparação
Para além dos já confirmados, Farioli poderá ainda contar com três outros colaboradores internacionais que trabalharam com ele noutros contextos e que estão referenciados para se juntarem à estrutura: o italiano Daniele Cavalletto, o espanhol Felipe Sánchez e o finlandês Jarkko Tuomisto.
Todos estes nomes fazem parte da habitual entourage do técnico e, a serem oficializados, ajudarão a consolidar uma equipa técnica multicultural e experiente, como o novo ciclo portista pretende.
Veja também: Benfica anuncia saída de jogador após 10 anos de serviço