adeptos-logo
Internacional
09/01/25

Italianos redidos a Conceição: "É o Antonio Conte português"

Triunfo na Supertaça de Itália Continua a Render Elogios ao Técnico Português do Milan. Saiba mais pormenores.

A entrada fulgurante de Sérgio Conceição no AC Milan tem sido alvo de inúmeros elogios por parte da imprensa italiana. 

Veja também: Rui Silva já não escapa: Os milhões que o Sporting vai pagar

Após vencer a Supertaça de Itália, poucos dias depois de assumir o comando da equipa, derrotando pelo caminho Juventus e Inter de Milão, o treinador português já conquistou um lugar de destaque na opinião pública desportiva do país.

O jornalista Sebastião Vernazza, da Gazzetta dello Sport, descreveu o estilo de jogo de Conceição como “futebol a jato”, traçando uma comparação com Antonio Conte, atual técnico do Nápoles.

Reação é a palavra-chave na primeira campanha de Sérgio Conceição no Milan, treinador recém-chegado e vencedor imediato. Quem corre contra o vento demonstra caráter, temperamento e resistência, valores que Conceição incutiu na equipa nos dois intervalos em Riade”, escreveu o conceituado jornalista.

Veja também: Ronaldo gastou mais de 50M€ num novo jato privado luxuoso (Vídeo)

Sebastião Vernazza recorda ainda que, antes da contratação de Conceição, o Milan tinha outras opções em cima da mesa. O espanhol Julen Lopetegui, recentemente despedido do West Ham, era a primeira escolha para suceder a Stefano Pioli, mas os rossoneri acabaram por optar pelo português Paulo Fonseca. No entanto, a sua passagem pelo clube foi marcada por desilusões e acabou por ser Conceição a assumir o leme da equipa.

Segundo a análise da imprensa italiana, esta decisão revelou-se acertada. O jornalista da Gazzetta destaca que, no verão, muitos adeptos do Milan desejavam a contratação de Antonio Conte, mas o seu elevado salário e exigências tornaram essa hipótese inviável. No inverno, em plena crise, o clube virou-se para Conceição, que, de acordo com Vernazza, é “à sua maneira, uma espécie de Antonio Conte português”, não só pela intensidade com que vive os jogos, mas também pela forma como se relaciona com os jogadores e pela sua exigência.

Exige esforço e empenho, suor e sofrimento, tal como o treinador do Nápoles. Os dois eram parecidos como jogadores, apesar de funções diferentes: Conte era um médio ofensivo, enquanto Conceição era um combativo ponta-direita. Mas ambos demonstraram coragem e personalidade, qualidades que perpetuaram nas suas carreiras como treinadores. Como diria Rino Gattuso, se nasces quadrado, não podes morrer redondo. As bordas ajudam na defesa contra impactos de adversários e críticos”.

Veja também: Ronaldo gastou mais de 50M€ num novo jato privado luxuoso (Vídeo)

Mais do Que Motivação: Conceição Sabe Ajustar-se Durante os Jogos

A imprensa italiana não destaca apenas o lado motivacional do treinador português. Para Sebastião Vernazza, Conceição demonstrou grande capacidade de adaptação durante os jogos da Supertaça de Itália, um traço que partilha com Antonio Conte.

Ninguém chega a lado nenhum apenas com motivação, caso contrário, os melhores técnicos seriam treinadores mentais. Na Supertaça, Conceição foi capaz e inteligente ao corrigir-se durante os jogos, modificar formações e sistemas, e fazer boas substituições — coisas que o próprio Conte faz bem”.

Com um início de ciclo vitorioso e uma equipa que parece revitalizada sob o seu comando, o futuro de Sérgio Conceição no Milan promete ser risonho. Um dos jogadores que pode marcar esta nova fase é Rafael Leão, cuja performance na Supertaça impressionou os críticos.

“Agora vem o bom e o difícil. Ninguém vai subestimar o Milan, todos entenderam que Conceição trouxe algo de novo, que a equipa já não está inclinada para o colapso, como aconteceu com Paulo Fonseca. A imagem do homem da mudança é Rafael Leão. Não teríamos apostado na sua adaptação ao futebol ‘socialista’ de Conceição, em que todos devem contribuir nas duas fases do jogo. Mas, na segunda parte do clássico de Riade, vimos um dos melhores ‘Leões’ de sempre. Conceição trouxe-o imediatamente para o seu lado, agora é preciso habituá-lo à continuidade”.

Veja também: Rui Santos responde a acusações de ódio a Sérgio Conceição

Com a equipa a mostrar um espírito renovado e jogadores-chave a responderem bem às exigências do treinador, os adeptos do Milan já começam a acreditar que Conceição poderá ser o homem certo para devolver o clube à luta pelo título.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!