Juan Mata revelou recentemente um episódio curioso envolvendo a chegada de José Mourinho ao Manchester United, em 2016. O criativo espanhol, que havia sido dispensado pelo técnico português durante a passagem de ambos pelo Chelsea, viu-se novamente sob as ordens de Mourinho em Old Trafford, cenário que causou apreensão... até dentro da própria família.
Veja também: Benfica perto de perder a corrida por Richard Ríos
Em entrevista ao podcast Fozcast, do ex-guarda-redes Ben Foster, Mata contou que o seu avô foi o primeiro a reagir ao anúncio da contratação do treinador português, demonstrando preocupação imediata com o futuro do médio no clube inglês.
“A primeira chamada que recebi foi da minha família, com o meu avô a dizer-me ‘tens de sair! O que vai acontecer agora?’. E eu respondi: ‘Não. Vou ficar e ver como as coisas correm. Não tenho nenhum problema com ele e ele não tem problemas comigo’”, relatou o internacional espanhol.
Apesar do histórico pouco animador entre ambos no Chelsea, Juan Mata acabou por contrariar todas as expectativas e tornou-se um elemento importante no plantel do Manchester United sob o comando de Mourinho. O espanhol destaca esse período como um dos que mais o orgulha na carreira:
“É uma das coisas das quais mais me orgulho. Manter-me calmo e dizer ‘vou tentar mostrar que posso jogar no estilo dele’. E consegui. Tivemos uma boa relação. Joguei e ganhámos coisas juntos. Disputei todas as finais e senti-me importante”.
Veja também: Conceição reage à hipótese de ser técnico do Benfica com Vieira a presidente
Durante a era Mourinho em Old Trafford, Mata foi titular nas finais da Taça da Liga e da Liga Europa, duas das conquistas mais relevantes do clube nessa fase. Ao todo, somou perto de 100 jogos sob a orientação do técnico português, numa relação profissional que se revelou mais frutífera do que o esperado.
Curiosamente, o espanhol perdeu algum protagonismo após a saída de Mourinho, em dezembro de 2018, mas ainda assim manteve-se no Manchester United até 2022, ano em que assinou pelo Galatasaray.
Atualmente, aos 37 anos, representa os Western Sydney Wanderers, na Austrália.
Veja também: Enzo Barrenechea já está em Lisboa para assinar pelo Benfica (Vídeo)