adeptos-logo
Nacional
05/10/25 às 15:13

Varandas e a polémica do 'manto verde': "Presidentes da FPF e da Liga são benfiquistas"

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, reagiu este domingo às acusações do Benfica sobre um alegado “manto verde”.

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, reagiu este domingo às acusações do Benfica sobre um alegado “manto verde” nas instâncias do futebol português, garantindo que o clube de Alvalade não controla a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) nem a Liga Portugal.

Veja também: Rúben Semedo perto de regressar ao futebol português

À entrada para a Assembleia-Geral do Sporting, no Pavilhão João Rocha, o dirigente leonino deixou explicações, números e críticas diretas ao rival da Luz.

“Já esclareci as questões de arbitragem, mas essa do ‘manto verde’ ainda não. Muito se tem dito que o Sporting controla os órgãos do futebol e gosto de fazer estes exercícios... Pensem comigo: o atual presidente da FPF, é conhecido por toda a gente, é benfiquista; o presidente da Liga... o que me disseram antes, quando fiz o trabalho de casa, é que era uma pessoa séria e íntegra mas que era benfiquista”, começou por afirmar Frederico Varandas.

O líder leonino prosseguiu, desmontando a ideia de domínio do Sporting nas instituições.

Depois, olhando abaixo para os elementos da direção da FPF... encontrámos o grande sportinguista Domingos Paciência e o grande sportinguista Toni. Depois encontramos um sportinguista que tem sido muito falado, Rui Caeiro. Curiosamente, foi vice-presidente de Bruno de Carvalho e, por indicação dos órgãos sociais, foi proposta a sua suspensão enquanto sócio. E 70 por cento dos sócios assim o entenderam”.

Veja também: Neville arrasa Amorim: "É o pior que se pode fazer na vida"

Varandas revelou ainda uma conversa recente com o presidente da FPF, Pedro Proença, que, segundo o próprio, também ficou surpreendido com a perceção criada nos últimos tempos.

Há pouco tempo estive com o atual presidente da federação, que também estava perplexo com esta perceção que começa a ser criada. Ele faz o mapeamento das afinidades dos órgãos sociais da FPF, e não é que 38 por cento são afetos ao Benfica e 25 por cento ao Sporting? Isto não preocupa nada o presidente do Sporting, que votou num projeto com pessoas que considera íntegras e sérias, para que não aconteça o mesmo que aconteceu nos últimos 40 anos”.

O presidente leonino terminou o seu discurso com um recado claro aos rivais.

Vejo muitos preocupados, obcecados com o Sporting, o presidente do Benfica, os candidatos às eleições do Benfica... Fica o conselho: sejam mais competentes, trabalhem mais, isso ajuda muito. Desde que estou na direção, já houve épocas desportivas mal sucedidas mas nunca o presidente do Sporting desculpou a época com a má arbitragem”.

Veja também: Peixeirada entre Maniche e Rui Santos: "Não te admito, nem a ti nem a ninguém" (VÍDEO)

Com estas declarações, Frederico Varandas quis deixar claro que rejeita qualquer tentativa de associar o Sporting a influências externas e defendeu o mérito e o trabalho como resposta às críticas vindas da Luz.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!