adeptos-logo
Nacional
20/02/25

Pavlidis em alta no Benfica: Os números que impressionam

Vangelis Pavlidis tem sido um dos protagonistas da época do Benfica. Saiba mais pormenores e partilhe a sua opinião.

Vangelis Pavlidis tem sido um dos protagonistas da época do Benfica. O avançado grego, contratado ao AZ Alkmaar por €18 milhões, não só correspondeu às expectativas como as tem superado, assumindo-se como um dos jogadores mais influentes do plantel.

Veja também: Sérgio Conceição despedido do AC Milan? Ibrahimovic responde

📊 Números de destaque

O internacional helénico de 26 anos vive um grande momento e voltou a prová-lo na última terça-feira, ao marcar e assistir no empate (3-3) frente ao Mónaco, que garantiu a qualificação dos encarnados para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Nos últimos oito jogos, Pavlidis registou um impressionante registo de nove golos e três assistências. No total da época, soma já 16 golos em 37 partidas, com uma média de 0,4 golos por jogo, o que significa que marca praticamente de dois em dois jogos.

🏆 No pódio dos melhores da década

Os números do avançado na sua época de estreia colocam-no entre os melhores pontas de lança do Benfica nos últimos 10 anos

Atualmente, ocupa o terceiro lugar nesse ranking, apenas atrás de dois nomes bem conhecidos dos adeptos:
• Kostas Mitroglou – 25 golos em 45 jogos (2015/16)
• Carlos Vinícius – 24 golos em 47 jogos (2020/21)
• Vangelis Pavlidis – 16 golos em 37 jogos (2023/24, época ainda em curso)

Apesar de estar ainda longe dos 33 golos que marcou na época passada pelo AZ Alkmaar, Pavlidis já melhorou a sua veia criativa, tendo feito mais assistências do que na totalidade da temporada anterior.

⭐ Destaque europeu

Na Liga dos Campeões, o ponta de lança tem sido um dos nomes grandes da equipa. Com sete golos e duas assistências em 10 jogos, o grego já ultrapassou o último melhor registo de um jogador do Benfica na competição, que pertencia a João Mário (seis golos em 10 jogos na época passada).

Ao serviço de um clube português na Champions, Pavlidis já igualou os sete golos que Jackson Martínez (FC Porto, 2014/15) e Zlatko Zahovic (FC Porto, 1998/99) marcaram numa só edição da prova. No entanto, ainda persegue os 10 golos de Mário Jardel, também pelos dragões, em 1999/2000.

Veja também: Velório de Pinto da Costa arrasado: "Uma igreja tomada de assalto por uma milícia"

🔴 O jogador mais influente do Benfica

A importância de Pavlidis na equipa encarnada é cada vez maior. Atualmente, é o jogador com mais golos (16) e mais assistências (8) no plantel, superando Ángel Di María, que tem 14 golos e 7 assistências.

Com contrato válido até 2029 e uma cláusula de rescisão de €100 milhões, Pavlidis está a justificar cada cêntimo do investimento. Se mantiver este ritmo, o Benfica pode ter encontrado um novo ídolo para os próximos anos.

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues