adeptos-logo
Nacional
29/07/25

Gedson enche os cofres do Benfica após venda de metade do passe

O Benfica confirmou esta terça-feira a venda dos restantes 50% dos direitos económicos de Gedson Fernandes ao Besiktas.

O Benfica confirmou esta terça-feira a venda dos restantes 50% dos direitos económicos de Gedson Fernandes ao Besiktas, numa operação que rendeu mais 10 milhões de euros ao clube da Luz. Com este negócio, os encarnados arrecadam um total de 16 milhões de euros com a saída do médio português, formado no Seixal. 

Veja também: João Cancelo furioso à pancada em discoteca no Algarve

A oficialização foi feita através de um comunicado do emblema turco, que destacou ter adquirido a totalidade do passe do internacional português. Até aqui, o Benfica mantinha metade dos direitos económicos, fruto do acordo celebrado em 2022/23, quando Gedson se transferiu para o Besiktas por cerca de seis milhões de euros

A nossa empresa adquiriu 50% dos direitos de transferência do jogador profissional de futebol Gedson Carvalho Fernandes, que estipula que, ‘no caso de o jogador ser emprestado ou vendido a outro clube no futuro, as receitas geradas serão partilhadas em partes iguais entre o nosso clube e o SL Benfica’, ao SL Benfica por 10 milhões de euros”, lê-se na nota publicada pelo clube de Istambul. 

O médio de 25 anos soma já 131 jogos pelo emblema turco, tendo apontado 18 golos e assinado 13 assistências em quatro temporadas ao serviço do Besiktas, afirmando-se como uma das figuras centrais do meio-campo da equipa. 

Veja também: Lage magoado com Félix após decisão de rumar ao Al Nassr

Encarnados continuam a somar milhões 

A venda de Gedson Fernandes insere-se numa política agressiva de vendas por parte do Benfica desde o final da última época. Com esta operação, os cofres da Luz já acumularam cerca de 66 milhões de euros neste defeso. Álvaro Carreras, com a transferência para o Real Madrid por 50 milhões, lidera a tabela de vendas, enquanto Casper Tengstedt também rendeu cerca de seis milhões, valor que pode crescer mediante objetivos. 

Curiosamente, os turcos poderão nem chegar a beneficiar muito tempo mais de Gedson. Segundo revelou o jornalista Yagiz Sabuncuoglu, o Besiktas terá já um acordo com um clube russo para a venda do médio por um valor inicial de 20 milhões de euros, mais cinco milhões por objetivos, o que significaria um lucro imediato para os turcos… e a confirmação de que o Benfica poderia ter encaixado ainda mais. 

Veja também: Peixeirada entre Manuel Moura dos Santos e Tiago Girão: "És um ordinário" (VÍDEO)

Seja como for, o negócio fica como mais um exemplo da capacidade do Benfica em valorizar os talentos da formação do Seixal — mesmo quando estes não se impõem na equipa principal. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues