adeptos-logo
Nacional
12/05/25

Adepto que invadiu o Benfica-Sporting deixa mensagem a João Pinheiro

O adepto que invadiu o relvado do Estádio da Luz durante o dérbi entre Benfica e Sporting que terminou empatado (1-1) pediu desculpas.

O adepto que invadiu o relvado do Estádio da Luz durante o dérbi entre Benfica e Sporting que terminou empatado (1-1), decidiu vir a público pedir desculpas pelo incidente que marcou os minutos finais da partida e originou uma queixa formal da equipa de arbitragem à PSP. 

Veja também: Quenda 'provoca' arbitragem do derbi: "Fizeste de propósito"

Em declarações exclusivas à A Bola, Alfredo Silva assumiu o erro e mostrou arrependimento: 

Estava com as emoções ao rubro. Quando o jogo acabou entrei, simplesmente, no relvado. Estava uma grande confusão entre os jogadores, empurrões para um lado e para outro. Aproximei-me e manifestei o meu desagrado aos árbitros.

Até disse ao Kokçu para ficar descansado, que não havia problema algum. Não sei se percebeu. Não fiz mal a ninguém. Depois um funcionário do Benfica disse-me para sair e saí acompanhado de um segurança”.

O adepto mostra-se disponível a apresentar desculpas aos árbitros pessoalmente.

"Jamais fiz uma coisa assim. Hoje não faria isso. Mas foi a emoção do momento. Sei que não é uma situação normal, nem é exemplo. Peço desculpa ao senhor João Pinheiro e aos árbitros. E peço desculpa ao Benfica. Isto não se deve fazer, foram as emoções. Jamais faria alguma coisa de mal, juro pelos meus filhos e pelos meus netos. Teria o maior prazer em pedir desculpa pessoalmente aos árbitros. Vou enviar já um pedido de desculpa, por carta e email, ao Rui Costa e ao Benfica. E também ao Conselho de Arbitragem. Sei que os árbitros, como eu, são humanos e todos falhamos. As emoções às vezes falam mais alto".

Veja também: Futre fala em Gil Vicente com mala carregada pelo Benfica em Alvalade (VÍDEO)

⚖️ Queixa apresentada e investigação em curso 

Recorde-se que, na sequência do episódio, os árbitros liderados por João Pinheiro formalizaram uma queixa na PSP por violação das regras de segurança e tentativa de intimidação, num caso que poderá ter consequências judiciais e desportivas. 

O Benfica, enquanto clube organizador, corre o risco de ser sancionado disciplinarmente, sendo o grau da penalização dependente das conclusões da investigação.

Uma situação que, a acontecer, Alfredo Silva considera injusta, uma vez que defende que o clube não deve ser responsabilizado pelas suas ações.

"Se isso acontecer é uma injustiça. O Benfica não merece, não deve pagar por uma coisa que fiz pelas emoções. Não fiz mal a ninguém. Seria uma injustiça. Entrei no campo, não invadi, manifestei a minha indignação, estava tudo aos empurrões. Mas não estou a dizer que se deve fazer, não é um bom exemplo". 

O episódio gerou reações fortes nas redes sociais e nos órgãos de comunicação social, com figuras públicas e comentadores a reforçarem o apelo ao respeito pelas equipas de arbitragem e pela segurança nos recintos desportivos. A atitude de arrependimento do invasor poderá ter algum impacto atenuante, mas a dimensão pública do dérbi torna o caso delicado. 

Considera-se uma enciclopédia do futebol, ao estilo Luís Freitas Lobo? Então prove-o! teste os seus conhecimentos aqui!