Francisca Martins conquistou, esta quarta-feira, a medalha de ouro nos 400 metros livres nos Jogos Mundiais Universitários, que decorrem em Berlim, na Alemanha. A nadadora portuguesa não só venceu como estabeleceu um novo recorde nacional, ao completar a prova em 4.07,50 minutos, confirmando-se como a grande figura nacional desta edição das Universíadas.
Veja também: Ex-treinador do FC Porto deixa conselho a Mora perante hipótese de saída
Atleta do FOCA – Clube de Natação de Felgueiras, Francisca Martins soma agora três medalhas nestes Jogos: além do ouro nos 400 livres, já tinha sido vice-campeã nos 800 metros livres e quarta classificada nos 400 metros estilos, também aí com recorde nacional. Uma prestação absolutamente notável para a nadadora que estará presente nos Mundiais de Singapura e que reforça o seu estatuto como uma das mais promissoras atletas do panorama nacional.
Últimos cartuchos da natação portuguesa em Berlim
O dia marcou também o final das provas de natação pura nos Mundiais Universitários, com Ricardo Santos a alcançar o sétimo lugar nos 200 metros costas e Ana Fomina a terminar na 14.ª posição nas séries dos 400 metros livres. Um fecho digno para uma comitiva que mostrou qualidade e competitividade em diferentes frentes.
Com os resultados da natação, Portugal soma agora três medalhas nestes Mundiais, juntando-se às de Francisca Martins o ouro de Agate Sousa no salto em comprimento.
Veja também: Comentador do Benfica aplaude descida do Boavista: "Pelo que fizeram ao Benfica..." (VÍDEO)
Ténis garante mais uma medalha… ainda antes da meia-final
Mas as boas notícias não se ficam pela piscina. No ténis universitário, a dupla Pedro Araújo e Maria Garcia garantiu esta quarta-feira, de forma virtual, mais uma medalha para Portugal. A vitória sobre os britânicos James Connel e Grace Piper, por 2-1, com parciais de 6-4 e 9-6, garantiu a passagem às meias-finais da competição de pares mistos.
Como não existe jogo de atribuição do terceiro lugar, a presença na meia-final frente à dupla queniana Kael Shah e Angella Okutoyi (agendada para quinta-feira, às 9h00), já assegura o lugar no pódio para Portugal — sendo agora a dúvida apenas a cor da medalha.
Missão cumprida com distinção
A comitiva portuguesa tem vindo a destacar-se nestes Jogos Mundiais Universitários, com resultados expressivos nas disciplinas de natação, atletismo e ténis. O desempenho de Francisca Martins é, até ao momento, o mais marcante, colocando Portugal em evidência no panorama internacional do desporto universitário.
Veja também: Gyökeres desbloqueia os milhões e estes são os 3 alvos do Sporting
Com mais dias de competição por disputar, os olhos mantêm-se agora nas meias-finais de ténis, onde o ténis nacional pode ainda surpreender… e continuar a somar.