adeptos-logo
Nacional
30/03/25

Debast valoriza mais seis milhões desde a chegada ao Sporting

Zeno Debast chegou ao Sporting no último verão como defesa-central, oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros.

Zeno Debast chegou ao Sporting no último verão como defesa-central, oriundo do Anderlecht, a troco de 15,5 milhões de euros. Com apenas 20 anos, o internacional belga depressa se assumiu como uma das principais figuras do plantel leonino, tendo agora conquistado um novo estatuto: trunfo de Rui Borges para o meio-campo, numa adaptação que está a revelar-se… milionária.

Veja também: Colosso espanhol pode bater recorde de Ronaldo por Bruno Fernades

Segundo dados do Transfermarkt, atualizados esta segunda-feira, o valor de mercado de Debast subiu de 18 para 24 milhões de euros, uma valorização de 6 milhões desde a chegada ao emblema de Alvalade. Esta progressão está diretamente ligada à polivalência que demonstrou nos últimos meses, ao assumir com naturalidade a posição de médio centro — uma exigência táctica resultante das várias ausências por lesão e castigo no plantel.

Rui Borges não poupa elogios

O treinador do Sporting tem sido claro quanto ao impacto e evolução do jovem jogador. Ainda na antevisão ao jogo com o Estoril, Rui Borges descreveu Debast como um futuro líder, com perfil para usar a braçadeira de capitão, destacando a personalidade, inteligência tática e humildade.

«O Zeno facilmente será um líder no futuro. Tem uma personalidade fantástica para um miúdo de 20 anos. Nunca se queixou por não jogar na sua posição, apesar de ser internacional A. Está sempre disponível, feliz, e adaptou-se com grande naturalidade», afirmou.

Veja também: Rui Borges reage à polémica conversa entre Lage e César Peixoto

Já depois da vitória frente ao Estrela da Amadora (3-0), onde voltou a exibir-se em bom plano como médio, o técnico leonino voltou a destacar a evolução do jovem belga:

«O Zeno tinha dificuldades em duelos e bolas aéreas e agora vejo-o cada vez mais competitivo desde que joga a médio. Até quando voltar a jogar a central, vai ser melhor. É um miúdo focadíssimo em todos os pormenores, muito curioso, muito ligado ao jogo. Nota-se o crescimento dele na confiança, na dinâmica e no que acrescenta à equipa».

Um caso sério… no presente e no futuro

Com 36 jogos disputados esta época, entre campeonato, Taça de Portugal e competições europeias, Debast não é apenas uma solução emergencial — é hoje um jogador fundamental no onze leonino. E com a polivalência e maturidade demonstradas, o Sporting vê crescer não só um pilar desportivo, mas também um ativo altamente valorizado no mercado internacional.

Veja também: Pedro Henriques anuncia saída da Sport TV, 17 anos depois

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues