O internacional português Neemias Queta voltou a ser motivo de orgulho para os adeptos nacionais, ao brilhar na apresentação dos Boston Celtics no ‘Media Day’ da NBA. O poste abordou a influência de Al Horford, as mudanças no balneário e a experiência recente com a Seleção no EuroBasket 2025.
Veja também: Golo irregular e penálti perdoado ao Sporting? A análise à arbitragem (VÍDEO)
Na sua intervenção, Neemias destacou o papel do veterano Al Horford, agora nos Warriors:
“O Al Horford é especial. Só ter aquele cérebro para conversar e fazer perguntas. Ele aprendeu a jogar na defesa ao mais alto nível e acho que a principal chave para melhorar o jogo foi descobrir como ter uma presença defensiva sustentável. Aliás, ele ajudou-me muito a desenvolver esse aspeto”.
Sobre a reestruturação do plantel dos Celtics, o português não escondeu a necessidade de adaptação:
“É uma equipa diferente. Perdemos muitas das principais vozes que tínhamos no balneário. Por isso, todos terão de investir um pouco mais nisso e partir daí para tudo o resto”.
Veja também: Miguel Oliveira deixa MotoGP e abraça novo desafio - OFICIAL
Quanto ao impacto da participação com a Seleção Nacional no EuroBasket, Neemias foi direto:
“Jogar lá ajuda a aumentar os níveis de confiança. Deu-me experiência contra jogadores diferentes e com regras diferenciadas. Acho que acaba sempre por nos ajudar. Ter tido essa experiência só vai ajudar-me a ser mais versátil e alguém mais confiável por parte de todos os que me acompanham. Vai ajudar-me a ser um jogador mais completo e útil.”
As declarações do português foram reforçadas pelas figuras de topo da organização. Brad Stevens, presidente de operações, elogiou a evolução do jogador:
“Ele vai jogar duro e vai fazer o que lhe for pedido. Acredito que vai dar tudo o que tem para melhorar a equipa. E acho que melhorou o seu jogo. Ele fez grandes progressos desde que está aqui e merece uma oportunidade.”
Veja também: Ricardo Araújo Pereira após ganhar Globo de Ouro: "O FC Porto é o melhor do mundo" (VÍDEO)
Já o treinador Joe Mazzulla destacou a experiência internacional do poste:
“A fisicalidade e o talento no EuroBasket eram elevados. E a paixão com que ele representou o seu país é muito semelhante a jogar pelos Celtics. Ele já provou que consegue jogar sob pressão e agora temos ainda mais confiança de que pode fazê-lo todas as noites.”