adeptos-logo
Internacional
13/07/25

Arne Slot lembra gesto de humildade de Jota após conquista da Premier League

Treinador do Liverpool deixou palavras comoventes sobre o internacional português, homenageado no arranque da pré-época dos reds.

Este domingo, o Liverpool deu o pontapé de saída na sua pré-temporada com um jogo particular frente ao Preston North End, mas o futebol foi, inevitavelmente, secundário. 

Veja também: Volte-face no negócio entre Sporting e Arsenal por Gyökeres graças ao empresário

As atenções estiveram centradas nas homenagens a Diogo Jota e ao seu irmão, André Silva, ambos vítimas de um trágico acidente de viação que abalou o clube e o mundo do futebol.

À margem deste encontro, Arne Slot, novo treinador dos reds, concedeu uma entrevista emocionada aos canais oficiais do Liverpool, na qual voltou a recordar o legado do internacional português e o impacto profundo que a sua perda deixou no grupo.

«Teve muito impacto em nós, mas nada comparado com a dor que sentem os pais, a mulher Rute, os filhos e a restante família. O primeiro sentimento é de tristeza. O segundo é de orgulho. Os pais e a Rute podem estar muito orgulhosos do jogador e da pessoa que ele era – sobretudo da pessoa. Todos dizem que era uma pessoa muito simpática, sempre ele próprio», afirmou o técnico neerlandês.

Arne Slot destacou ainda a forma como o grupo de jogadores reagiu à tragédia, reforçando o carácter solidário e humano do balneário dos reds:

«Os adeptos podem estar muito orgulhosos dos jogadores. Viram-nos ganhar a Premier League, mas o que fizeram na última semana… A união que mostraram, a forma como se comportaram em Portugal… Isso não se ensina».

O treinador revelou também um momento marcante que ilustra o espírito de equipa de Diogo Jota. Após a conquista da Premier League, o avançado pediu para guardar uma fotografia da celebração. Mas, em vez de escolher uma imagem sua, escolheu uma com toda a equipa reunida, em frente aos adeptos.

«Isso mostra o quão ele era um jogador de equipa. Tudo girava em torno do coletivo. Para atravessar esta dor, temos de fazer como o Diogo: juntos».

No final, Arne Slot resumiu o legado de Diogo Jota com uma frase carregada de simbolismo:

«No último mês da sua vida, foi um campeão em tudo. Campeão pela família, porque casou. Campeão pelo país, ao vencer a Liga das Nações. Campeão pelo Liverpool, ao ganhar a Premier League».

A homenagem a Diogo Jota decorre num ambiente de profunda emoção, mas também de gratidão por tudo o que o avançado representou, dentro e fora do campo. O futebol continua, mas a memória de Jota seguirá viva em Anfield.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues