adeptos-logo
Nacional
03/06/25

A despedida de Essugo ao Sporting: "Foi o início de algo bonito"

Médio formado em Alcochete ruma ao Chelsea e relembra os momentos mais marcantes de mais de uma década de leão ao peito.

Dário Essugo está de partida para o Chelsea, mas não sem antes deixar uma sentida despedida ao clube onde cresceu. 

Veja também: Pode haver repetição da final da Taça? Matheus Reis pode ir para a prisão? Advogado explica

Numa entrevista concedida à Sporting TV, o médio de 20 anos abriu o coração e falou com emoção sobre os mais de dez anos de ligação ao Sporting, desde o Pólo EUL até à equipa principal. 

Contratado ainda muito jovem, Essugo foi queimando etapas a uma velocidade impressionante, chegando à equipa A com apenas 16 anos e seis dias. O momento da estreia, frente ao Vitória de Guimarães, em março de 2021, ficou gravado na memória do jovem que, na altura, se tornou o jogador mais novo de sempre a representar os seniores dos leões. 

Foi o início de algo bonito. Estava com os nervos gigantes, mas foi das coisas mais lindas que me aconteceu. Estrear-me no Estádio de Alvalade foi um sonho tornado realidade”, revelou. 

Veja também: Português pode deixar PSG após conquista da Liga dos Campeões

Essugo destacou a importância de figuras como Rúben Amorim, Coates, Neto e Jovane Cabral, que o ajudaram a manter os pés assentes no chão após a estreia e o incentivaram a continuar a trabalhar. “Disseram-me para não ficar preso à estreia. Havia mais jogos, mais etapas”, recordou. 

Apesar de não ter tido a regularidade que desejava na equipa principal, o médio leva consigo um percurso recheado de memórias: três campeonatos nacionais nos escalões de formação, presenças na equipa B e nos sub-23, e a sensação de ter inspirado outros jovens talentos como João Simões ou Quenda. 

Eu sei que abri muitas portas para os miúdos continuarem a sonhar. A parede das estreias está maior, e isso é bom sinal”. 

O agora reforço do Chelsea falou ainda sobre os seus primeiros passos no Pólo EUL, onde integrou o grupo de jovens talentos e construiu amizades para a vida, como a que mantém com Marlon Júnior, e realçou o papel do clube na sua formação como jogador… e como homem. 

No Sporting não se olha só ao rendimento. Preocupam-se com a escola, com a família. Antes de formar um grande jogador, o clube forma um grande homem. E isso eu levo para sempre”. 

Veja também: Volte-face: Ronaldo já decidiu onde vai jogar na próxima época

O salto para a Academia foi natural, mas exigente. A mudança de regime e a maior exigência competitiva ajudaram a moldar o seu caráter e a prepará-lo para o futebol profissional. Das memórias mais marcantes, destaca a conquista do campeonato nacional de sub-15, com um jogo decisivo diante do Tondela que guarda com carinho. 

Foi o título que mais me marcou. Pela dificuldade, pelo grupo e pelo simbolismo. Apontar para a medalha e gritar ‘respeitem o Sporting’ foi especial”. 

Essugo confessou que não esperava sair tão cedo, mas garante que parte com o sentimento de dever cumprido. 

Gostava de ter tido mais minutos na equipa principal, claro. Mas sinto-me privilegiado. Ganhei títulos, representei o meu clube do coração e fiz parte da história. O meu nome está lá: sou o mais jovem de sempre a estrear pela equipa principal. Isso enche-me de orgulho”. 

Veja também: 💔🤑 Amor, Loto e Fuga: Ganhou o Euromilhões do Amor… e Ela Desapareceu com o Dinheiro

Na despedida, deixou ainda uma mensagem de gratidão aos adeptos e a todos os que o ajudaram na formação. 

Levo tudo comigo: os torneios, os treinos, as amizades, os momentos difíceis e os bons. O Sporting deu-me tudo. Esta é a minha casa. Vai ser estranho não ver as pessoas da Academia todos os dias. Mas sei que o que construí aqui é para a vida”. 

Dário Essugo prepara-se agora para iniciar uma nova etapa em Londres, ao serviço do Chelsea, levando consigo o ADN leonino e a promessa de continuar a honrar o legado construído em Alvalade. 

Considera-se uma enciclopédia do futebol, ao estilo Luís Freitas Lobo? Então prove-o! teste os seus conhecimentos aqui!

André Miguel Rodrigues