adeptos-logo
Nacional
04/08/25

De Jong a sua transferência secreta: "Surpreendemos os adeptos"

Luuk de Jong foi oficialmente revelado este domingo como reforço do FC Porto, numa transferência mantida em total segredo.

Foi uma apresentação digna de um enredo cinematográfico. Luuk de Jong foi oficialmente revelado este domingo como reforço do FC Porto, numa transferência mantida em total segredo até ao momento em que o avançado neerlandês pisou o relvado do Estádio do Dragão. 

Veja também: Ex-Benfica Belotti pode voltar ao futebol português

Nem rumores, nem pistas — apenas surpresa e euforia nas bancadas. 

Foi fantástico. Nunca pensei que pudesse ser tão secreta a transferência, que ninguém soubesse, para surpreendermos os adeptos. E penso que resultou”, confessou o jogador de 34 anos, visivelmente emocionado com a recepção.

Estava muito entusiasmado por chegar aqui e subir ao relvado com os adeptos a apoiar foi um momento fantástico”. 

Luuk de Jong revelou ainda que começou a sentir o entusiasmo mal surgiram os primeiros contactos com os dragões.

Quando começámos a falar com o FC Porto, comecei logo a pesquisar coisas sobre o estádio e os adeptos. Fiquei imediatamente convencido. A atmosfera quando subi ao relvado… nunca vou esquecer este momento”. 

Veja também: Esgaio perto de trocar o Sporting por destino surpreendente

O internacional neerlandês, com passagens por clubes como PSV, Sevilha e Barcelona, explicou também o peso que Francesco Farioli teve na decisão de assinar pelos portistas.

“Foi muito importante. Falei com ele antes da transferência acontecer. Tive uma conversa muito boa com ele, mas conheço-o bem do seu tempo nos Países Baixos, no Ajax. Ouvi boas histórias sobre a forma como trabalha, como se relaciona com a equipa e os jogadores para construir algo. É inspirador.” 

Quanto ao desafio que agora abraça no Dragão, De Jong não tem dúvidas de que está perante uma etapa exigente, mas entusiasmante: “Sei que este é um clube muito grande. Nunca joguei contra eles, mas sempre os vi a alcançar feitos altos na Europa, a conquistar até a Liga dos Campeões em 2004. Tinha 14 anos e vi esse jogo”. 

Sobre o plantel que agora integra, o avançado elogiou a aposta na juventude com equilíbrio: “Penso que contrataram para criar uma boa mistura. Isso é importante. Há muitos jogadores jovens com muito talento, que têm de continuar a desenvolver-se para se tornarem grandes jogadores no futuro. É importante ter uma boa mistura, trabalhar juntos, porque só assim poderemos alcançar coisas boas”.

Veja também: Nem na equipa B: Farioli encosta mais um jogador do FC Porto

Luuk de Jong chega com estatuto e experiência, mas com os pés assentes no chão e um entusiasmo renovado. O segredo foi bem guardado — agora é tempo de provar dentro de campo que a surpresa valeu a pena. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues