David Jurásek voltou a sair do Benfica por empréstimo, desta vez para o Besiktas, mas o negócio celebrado com os turcos pode representar um encaixe financeiro relevante para os encarnados. O lateral-esquerdo checo segue para Istambul por uma época, com o clube otomano a garantir uma opção de compra de oito milhões de euros, que poderá ser exercida no final da temporada 2024/25.
Veja também: Man. City afastado do Mundial de Clubes pelo Al Hilal com bis de ex-Benfica (VÍDEO)
Segundo o comunicado enviado pelo Benfica à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o acordo inclui ainda bónus adicionais até 2 milhões de euros, dependentes do cumprimento de determinados objectivos desportivos, o que pode elevar o valor total da operação para os 10 milhões de euros.
Este é o terceiro empréstimo consecutivo de Jurásek desde que chegou à Luz no verão de 2023, num investimento que rondou os 14 milhões de euros. O lateral, que chegou com estatuto de promessa do futebol checo, nunca se afirmou verdadeiramente na equipa principal das águias, tendo somado apenas 12 jogos oficiais com a camisola encarnada.
Veja também: Arsenal aumenta a oferta milionária por Gyökeres e o Sporting já respondeu
A meio da época passada, Jurásek foi cedido ao Hoffenheim, da Bundesliga, que ficou com uma opção de compra de 10 milhões de euros, também com bónus associados. Contudo, o emblema alemão optou por não avançar com a aquisição em definitivo.
Agora é o Besiktas que aposta no jogador, numa tentativa de revitalizar a carreira de Jurásek, que procura mais minutos e estabilidade após uma temporada dividida entre Lisboa e Sinsheim. Do lado do Benfica, o objectivo é claro: minimizar o prejuízo de um investimento avultado que ainda não deu retorno desportivo — e garantir que, caso o jogador se valorize, a transferência definitiva permita recuperar parte do montante investido.
Veja também: Fim de Uma Era no Cinema Francês: Marion Cotillard e Guillaume Canet Anunciam Separação