adeptos-logo
Nacional
22/02/25

Divulgado o áudio do VAR do lance de Mora no Nacional-FC Porto

O Conselho de Arbitragem divulgou os áudios do VAR no polémico lance de Rodrigo Mora, na derrota do FC Porto diante do Nacional (0-2).

O Conselho de Arbitragem divulgou os áudios do VAR no polémico lance de Rodrigo Mora, na derrota do FC Porto diante do Nacional (0-2), na Choupana. O jovem criativo portista viu apenas o cartão amarelo, mas o vídeo-árbitro recomendou a expulsão.

Veja também: Jato privado de Ronaldo preso em Inglaterra - Saiba o motivo

A comunicação entre Tiago Martins e Luís Ferreira

O incidente ocorreu logo no segundo minuto da partida, quando Rodrigo Mora pisou Soumaré. O VAR (Luís Ferreira) alertou o árbitro Tiago Martins, sugerindo a revisão do lance por entender que havia intensidade suficiente para expulsão. No entanto, o juiz da partida manteve a sua decisão e mostrou apenas o cartão amarelo.

Transcrição do VAR Nacional-FC Porto

🗣 VAR (Luís Ferreira): “Sugiro que venhas à zona de revisão para um cartão vermelho. Isto, para mim, tem intensidade. Ele não quer jogar a bola. Aqui, torce-lhe ligeiramente o pé.”

🗣 Árbitro (Tiago Martins): “Mete lá aí no ponto de contacto para a frente e para trás. A minha dúvida é se isto tem intensidade ou não. Para mim, não tem intensidade.”

🗣 VAR (Luís Ferreira): “Ó Tiago, é só porque ele não quer jogar a bola, vai lá de sola.”

🗣 Árbitro (Tiago Martins): “É o 86?

🗣 VAR (Luís Ferreira): “É o 86.”

Veja também: Família de Pinto da Costa lança comunicado com farpas - ÚLTIMA HORA

Decisão final e análise de João Ferreira

Apesar da insistência do VAR, Tiago Martins considerou que Rodrigo Mora apenas atingiu o adversário de forma negligente e manteve o cartão amarelo.

O agora ex-vice-presidente do Conselho de Arbitragem, João Ferreira, entende que a decisão correta teria sido a expulsão do jogador do FC Porto.

O Tiago não tem noção da gravidade da ação. O jogador estica a perna, atinge com a bota a zona do tendão de Aquiles. Há desinteresse em jogar a bola, entramos no campo da malícia. Neste lance, o Tiago teve todas as condições para punir com cartão vermelho o jogador do FC Porto”.

O caso promete continuar a dar que falar, especialmente no contexto da luta pelo título.

Veja também: Varandas quebra o silêncio sobre a morte de Pinto da Costa

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!