adeptos-logo
Nacional
09/11/25 às 09:32

Rui Costa reeleito presidente do Benfica em eleições de recorde mundial

Rui Costa foi reeleito presidente do Benfica na madrugada deste domingo, após vencer João Noronha Lopes na segunda volta das eleições.

Rui Costa foi reeleito presidente do Benfica na madrugada deste domingo, após vencer João Noronha Lopes na segunda volta das eleições com 65,89% dos votos. O ato eleitoral ficou ainda marcado por um recorde histórico, com mais de 93 mil sócios a exercerem o direito de voto — o maior número alguma vez registado em eleições de um clube desportivo, segundo o Guinness World Records.

Veja também: Hjulmand reage à polémica do golo da vitória do Sporting nos Açores

Rui Costa, que sucedeu a si próprio no cargo, confirmou o favoritismo e assegurou a continuidade na liderança dos encarnados para o quadriénio 2025-2029. A vitória foi expressiva: o dirigente conquistou 1.266.105 votos (65,89%), contra 655.566 (34,11%) obtidos por João Noronha Lopes. O presidente reeleito tomou posse de imediato, logo após serem conhecidos os resultados oficiais.

O triunfo da Lista G foi total. José Pereira da Costa venceu as eleições para a Mesa da Assembleia-Geral, Raul Fernando Martins foi eleito para o Conselho Fiscal e Eduardo Stock da Cunha para a Comissão de Remunerações, confirmando o domínio completo da candidatura de Rui Costa.

Veja também: Varandas apertado por adeptos do Sta Clara e Pote alvo de tentativa de agressão

Na primeira volta, realizada a 25 de outubro, Rui Costa tinha alcançado 42,13% dos votos, enquanto Noronha Lopes se ficara pelos 30,26%. Os restantes candidatos — Luís Filipe Vieira (13,86%), João Diogo Manteigas (11,48%), Martim Mayer (2,10%) e Cristóvão Carvalho (0,18%) — ficaram então fora da corrida, sendo decisivo perceber, nesta segunda volta, o destino do eleitorado que lhes tinha sido favorável.

Além da reeleição, as eleições deste sábado fizeram história pela participação massiva dos sócios. Um total de 93.081 benfiquistas votaram, ultrapassando o recorde anterior do Barcelona, que desde 2010 detinha a marca de 57.088 votantes. O recorde mundial foi batido ainda durante a tarde, cerca das 19h15, superando também o número da primeira volta (86.297), que não havia sido reconhecido pelo Guinness por não ter resultado na eleição de um presidente.

Veja também: Eis o áudio de Nuno Gomes a chantagear Mantorras para votar em Noronha Lopes (VÍDEO)

Com esta vitória, Rui Costa reforça a sua legitimidade e consolida o seu projeto de liderança no Benfica, num ato eleitoral que não só confirmou a sua força interna como demonstrou, mais uma vez, a dimensão e a vitalidade democrática do clube da Luz.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues