Chegou como um miúdo tímido de 23 anos, sem saber falar inglês. Sai, dez anos depois, como uma lenda do Tottenham e um dos jogadores mais acarinhados pelos adeptos. Son Heung-min anunciou oficialmente a sua saída do clube londrino, numa conferência de imprensa carregada de emoção e memórias.
Veja também: Nem na equipa B: Farioli encosta mais um jogador do FC Porto
O capitão da seleção sul-coreana, hoje com 33 anos, explicou que esta foi “a decisão mais difícil” da sua carreira, mas sente que precisa de uma mudança:
“Foram 10 anos num clube lindo, com adeptos espetaculares e memórias muito bonitas. Mas sinto que preciso de um ambiente novo para tirar o melhor de mim. 10 anos é muito tempo. As despedidas nem sempre são no momento certo, mas acredito que este é”.
“Obrigado por me fazerem sentir em casa”
Visivelmente comovido, Son agradeceu o carinho dos adeptos e de todos os que o acompanharam ao longo da última década:
“Cheguei a Londres como um miúdo que nem sabia falar inglês. Saio como um homem. Estou muito orgulhoso por isso. Por vezes, passei mais tempo com os meus companheiros do que com a minha família… Viajámos juntos, estivemos todos os dias juntos nos treinos. Eles ficaram felizes por mim, mas um pouco desiludidos também”.
Veja também: Luis Suárez, avançado do Sporting, acusado de violência doméstica
O jogador não conseguiu evitar as lágrimas durante a conferência, interrompendo por momentos a intervenção para se recompor. Foi um adeus sentido, à altura do que Son representa para o clube e para os adeptos dos Spurs.
Uma década de números impressionantes
Son chegou ao Tottenham em 2015, vindo do Bayer Leverkusen, e transformou-se rapidamente numa das principais figuras do clube. Em 454 jogos oficiais, marcou 173 golos e somou 101 assistências, deixando uma marca indelével na história do emblema londrino.
O internacional sul-coreano destacou-se não só pelo talento e regularidade, mas também pela atitude exemplar dentro e fora de campo — algo que lhe valeu o respeito unânime de colegas, adversários e adeptos.
Futuro aponta aos Estados Unidos
Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente, tudo indica que o próximo destino de Son será o LAFC, da Major League Soccer. A liga norte-americana tem vindo a atrair cada vez mais estrelas internacionais e Son poderá ser mais uma figura de peso a brilhar nos relvados dos EUA.
Veja também: Baixa confirmada no FC Porto para o jogo com o Atl. Madrid
Seja qual for o próximo passo, uma coisa é certa: os adeptos do Tottenham jamais esquecerão os 10 anos de magia, golos e lealdade de Son Heung-min.