adeptos-logo
Modalidades
09/02/25

Jéssica Rodrigues é campeã mundial de patinagem de velocidade no gelo

Jéssica Rodrigues entrou para a história do desporto português ao sagrar-se campeã mundial júnior de patinagem de velocidade no gelo

Jéssica Rodrigues entrou para a história do desporto português ao sagrar-se campeã mundial júnior de patinagem de velocidade no gelo na disciplina de Mass Start. A patinadora madeirense conquistou a primeira medalha mundial para Portugal nesta modalidade, garantindo o ouro no Campeonato do Mundo, que decorre em Collalbo, Itália.

Veja também: Amorim toma medida drástica após vitória sofrida na Taça

🥇 Ouro para Jéssica, top-4 para Francisca Henriques

A jovem atleta portuguesa dominou a final e terminou com 32 pontos, superando a espanhola Rodriguez Cornejo (21 pontos) e a norte-americana Marley Soldan (10 pontos). A também portuguesa Francisca Henriques fez uma excelente prova, terminando no 4.º lugar, com 6 pontos.

🗣️ Jéssica Rodrigues (campeã do mundo):
A prova no início foi um bocado confusa, porque o pelotão ficou dividido em dois grupos. Decidi resguardar-me para o sprint final e quando faltava uma volta saí muito bem para a reta final. Saio deste Mundial de cabeça erguida, pois acabei de me sagrar campeã do mundo!

A patinadora madeirense já pensa no futuro e tem ambições claras:
Na próxima época espero conseguir o apuramento para as Taças do Mundo de seniores e a qualificação para os Jogos Olímpicos.”

Veja também: Matheus Reis deixa bicada após expulsão no FC Porto-Sporting

🇵🇹 Um feito inédito para Portugal nos Desportos de Inverno

Pedro Flávio, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDI-Portugal), destacou o impacto deste título:

🗣️ “Este é um resultado extraordinário para a Patinagem de Velocidade no Gelo e para Portugal. A Jéssica Rodrigues mostrou que é possível atingir grandes feitos nos Desportos de Inverno. Mas esta é também uma vitória do trabalho em equipa, com Francisca Henriques a ser fundamental para o título mundial”.

⏪ Um percurso de excelência

📌 Melhor resultado de sempre para Portugal na Taça do Mundo de Juniores – 4.º lugar na Mass Start (dezembro, Polónia)
📌 Primeiro diploma olímpico português nos Jogos de Inverno – 6.º lugar na Mass Start dos Jogos Olímpicos da Juventude (Coreia do Sul, janeiro)
📌 Agora, primeira campeã mundial portuguesa nos desportos do gelo! 🏅

Veja também: Penálti de Florentino por marcar? A análise à arbitragem do Benfica-Moreirense

🔹 Afonso Silva também em destaque

Na final masculina, Afonso Silva terminou num excelente 6.º lugar, consolidando a presença de Portugal entre as nações emergentes da patinagem de velocidade no gelo.

❄️ Portugal faz história nos Desportos de Inverno!

Com este título mundial, Jéssica Rodrigues coloca o nome de Portugal no topo da patinagem de velocidade no gelo e reforça a aposta do país nas modalidades de inverno. Próxima paragem? As competições seniores e a luta por um lugar nos Jogos Olímpicos! 🇵🇹🔥

O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!