O encontro entre Casa Pia e Rio Ave, da 27.ª jornada da I Liga, vai marcar um momento histórico no futebol português: Catarina Campos será a primeira mulher a arbitrar um jogo no escalão principal masculino. Aos 39 anos, a árbitra internacional vai escrever uma nova página no desporto nacional, liderando uma equipa de arbitragem composta integralmente por mulheres.
Veja também: Sandra Madureira diz o que não deve em tribunal e a juíza não perdoou
Ao lado de Catarina Campos estarão Andreia Sousa e Vanessa Gomes como árbitras assistentes, num trio que já esta apitou o Chelsea–Manchester City, jogo de cartaz da Liga dos Campeões feminina.
Esta estreia na primeira divisão masculina representa mais do que uma nomeação — é um marco na luta pela igualdade de género no futebol e o reconhecimento do trabalho de qualidade que vem sendo desenvolvido por árbitras portuguesas em diferentes escalões e competições.
👩⚖️ Também na II Liga com presença feminina
Na II Liga, haverá também destaque feminino: Sandra Bastos será a árbitra principal no duelo entre Benfica B e Académico de Viseu, tornando-se a segunda mulher a arbitrar na Segunda Liga, depois da própria Catarina Campos ter dirigido dois jogos nesse escalão.
Sandra Bastos será acompanhada por Sandrine Santos e Vasco Marques como assistentes.
Veja também: Valor de mercado de Félix baixa para o nível dos tempos de Benfica
O fim de semana que se aproxima promete, assim, entrar para a história da arbitragem portuguesa, não só pelos jogos em si, mas pelo que representam em termos de progresso, representatividade e competência ao mais alto nível.