Benfica e FC Porto pronunciaram-se sobre as críticas de Rui Borges à arbitragem após o empate do Sporting diante do AVS.
Veja também: Rui Borges arrasa arbitragem após o AVS-Sporting: "O VAR..."
Os encarnados emitiram um comunicado onde manifestam a sua preocupação perante aquilo que entende ser o condicionamente e a pressão sobre os árbitros por parte de técnico e presidente leonino, apontando para erros nos dois golos verdes e brancos.
"Profunda preocupação em face do crescente condicionamento e pressão sobre a arbitragem que as constantes declarações dos responsáveis do Sporting, presidente e treinador, à vez, provocam sobre as equipas que têm de apitar os seus jogos, impedindo-as de decidir de forma serena e racional, tal como se verificou hoje na Vila das Aves.
O primeiro golo do Sporting é validado apesar das imagens que todos viram. No segundo golo, o lance começa com um claro fora de jogo que não é assinalado e que condiciona todo o restante desenrolar da jogada.
Para além disso, há episódios de agressividade extrema que deveriam ter merecido cartão vermelho e que pouparam, mais uma vez, o Sporting e o seu jogador, Diomande. Pressão constante e desmesurada sobre a arbitragem tem de acabar. De uma vez por todas! Em defesa da verdade desportiva", pode ler-se.
Veja também: Jato privado de Ronaldo preso em Inglaterra - Saiba o motivo
Já os dragões reagem revelando que a avaliação do primeiro golo do Sporting, da autoria de Diomande, foi feita a partir de uma câmra colocada num poste de iluminação, apontando o dedo à Sport TV.
"Câmaras montadas em postes de iluminação? Por ordem de quem? Conselho de Arbitragem? Liga Portugal? Nós avisamos e repetimos: A tecnologia VAR em Portugal é uma falácia em muitos estádios!", pode ler-se.