O antigo internacional italiano Antonio Cassano voltou a criticar o desempenho de Rafael Leão, jogador do AC Milan, acusando-o de não estar à altura do estatuto de estrela.
O antigo internacional italiano Antonio Cassano voltou a criticar o desempenho de Rafael Leão. Saiba mais.
O antigo internacional italiano Antonio Cassano voltou a criticar o desempenho de Rafael Leão, jogador do AC Milan, acusando-o de não estar à altura do estatuto de estrela.
Com sete golos em 26 jogos nesta temporada, o extremo português tem sido alvo frequente de críticas por parte de Cassano, que desta vez usou o programa Twitch Viva El Futbol para tecer comentários contundentes.
Falta de rendimento para justificar o estatuto
"O Milan, excluindo o guarda-redes, que para mim é dos melhores do mundo, não tem um jogador forte ao mais alto nível. As pessoas dizem que o Leão é muito forte, eu vejo-o de uma maneira diferente. A pergunta que faço é a seguinte: com que base é que ele é um jogador de topo?", disparou Cassano.
Segundo o ex-jogador de Milan e Real Madrid, para justificar o estatuto de estrela na Serie A, Leão deveria apresentar números significativamente superiores.
"Um jogador que joga como avançado pela esquerda, que diz ser do mais alto nível, nesta Serie A tem de terminar a época com pelo menos 20 golos e 20 assistências".
Veja também: A reação de Sandra Madureira à demissão de Vítor Bruno
Falta de imaginação e dependência do espaço aberto
Para Cassano, Leão demonstra falta de criatividade em cenários mais exigentes:
"Em termos de qualidade em campo reduzido, ele não sabe jogar. Em termos de qualidade e de imaginação, não tem nenhuma. Só tem uma coisa: jogar em campo aberto a grande velocidade. Mas mesmo assim, não sabe chutar à baliza".
O italiano comparou o extremo português a outras figuras do futebol:
"Se dessem o campo aberto ao Ronaldinho, os jogos acabavam 10-0. Se dessem ao Pato 10 metros de campo, que era um fenómeno, ele partia tudo, marcava três golos por jogo. Este tem uma média por época de cinco ou seis golos".
Veja também: A bicada do Lidl sobre a polémica de Coentrão que deixa tudo a rir
Criticas ao desempenho fora de campo
Cassano foi além das quatro linhas, apontando também o dedo à postura de Leão:
"O que me incomoda é que ele se sente um fenómeno, um campeão, com a sua atitude, e recebe oito milhões de euros. Eu julgo-o por isso. Na seleção, nunca decidiu; em Itália, marca pouco ao longo de seis anos. Portanto, com que base é que o consideram um fenómeno?".
Os números de Leão em 2023/24
Nesta temporada, Rafael Leão conta com:
• 4 golos e 4 assistências na Serie A;
• 7 golos em 26 jogos em todas as competições.
Apesar de ser peça-chave na estratégia do Milan, o extremo tem estado aquém das expectativas de Cassano, que insiste que os números e a atitude do jogador não justificam o rótulo de estrela internacional.
Veja também: FC Porto já tem treinador interino para o lugar de Vítor Bruno
O Adeptos de Bancada já está no YouTube com vídeos imperdíveis! Vai ficar de fora? Junte-se ao nosso 11 e subscreva o nosso canal aqui!