adeptos-logo
Nacional
27/07/25

Bastidores: Eis como o Benfica perdeu Félix para o Al Nassr

Tudo estava alinhado para um regresso triunfal de João Félix ao Estádio da Luz. Saiba mais pormenores.

Tudo estava alinhado para um regresso triunfal de João Félix ao Estádio da Luz. O avião estava reservado, o número 10 já circulava nas redes sociais e até a apresentação na Eusébio Cup estava planeada. Mas bastaram algumas horas para que o internacional português deixasse de ser reforço do Benfica e decidisse rumar ao Al Nassr, onde o esperam Cristiano Ronaldo, Jorge Jesus… e muitos milhões.

Veja também: João Cancelo furioso à pancada em discoteca no Algarve

Segundo informações avançadas por Rui Santos, João Félix chegou a comunicar diretamente a Rui Costa e a Bruno Lage a vontade de regressar ao clube onde tudo começou. Depois de temporadas atribuladas em Madrid, Londres e Milão, o avançado de 25 anos via no Benfica uma plataforma ideal para relançar a carreira.

A proposta das águias: ambição limitada

O Benfica apresentou ao Chelsea uma proposta de 25 milhões de euros por 50% do passe de João Félix, com cláusulas que previam mais 10 milhões até 2028, elevando o negócio, no limite, aos 35 milhões por 70%. O clube da Luz recusava, no entanto, pagar o valor total investido pelos ingleses, que adquiriram o jogador ao Atlético de Madrid, há apenas um ano, por 54 milhões de euros.

Os blues estavam receptivos a negociar, mas Jorge Mendes — o habitual intermediário — e o próprio Chelsea queriam garantias superiores, algo que Rui Costa recusou ceder. Resultado: o acordo caiu.

Veja também: O salário milionário que João Félix vai auferir no Al Nassr

João Félix rende-se ao apelo saudita

Enquanto o Benfica afinava os detalhes, surgiu o Al Nassr. Com um contrato muito mais vantajoso em cima da mesa, e depois de conversas com Jorge Jesus e Cristiano Ronaldo, João Félix cedeu à tentação. Segundo a imprensa internacional, os sauditas vão pagar 30 milhões de euros pela totalidade dos direitos económicos do jogador, num valor que pode ascender aos 50 milhões mediante objetivos.

O jogador já terá autorização para viajar para a Áustria, onde o Al Nassr se encontra a estagiar. Segundo o jornalista francês Santi Aouna, o contrato será válido até 2027. Ou seja, apenas um ano depois de ter sido adquirido pelo Chelsea, Félix volta a mudar de clube, desta vez para fora do continente europeu.

Veja também: Após perder Félix, Benfica chega a acordo com outro avançado

Rui Costa perdeu uma batalha… mas não a guerra

O desfecho do negócio representa um duro golpe para o presidente encarnado, que viu fugir aquele que seria o grande nome da temporada e um reforço de peso para Bruno Lage. Mais do que isso: tratava-se de um regresso emocional, que reunia adeptos e jogador em torno de um objetivo comum.

Resta agora saber se o Benfica volta ao mercado por outro avançado com perfil semelhante ou se aposta tudo nos reforços já garantidos. Certo é que João Félix, que parecia a um passo da Luz, decidiu seguir o trilho dourado da Arábia Saudita. E deixou o Benfica, literalmente, pendurado.

Veja também: Gyökeres deixa mensagem emotiva no adeus ao Sporting

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!