adeptos-logo
Nacional
04/10/25 às 18:01

Farioli reage a recusa de Mourinho em colocar o FC Porto como favorito para o clássico

Francesco Farioli abordou, este sábado, o clássico entre FC Porto e Benfica, agendado para domingo às 21h15.

Francesco Farioli abordou, este sábado, o clássico entre FC Porto e Benfica, agendado para domingo às 21h15, no Estádio do Dragão, deixando elogios a José Mourinho e destacando a confiança no seu grupo de trabalho.

Tentámos preparar o jogo com muita atenção, assistindo aos últimos quatro jogos, mas aprofundando os momentos anteriores, principalmente quando o Mourinho esteve em Inglaterra. Temos de descodificar o que pode acontecer, não sou o único a querer preparar o jogo da melhor forma possível. Fizemos o nosso trabalho, vamos enfrentar uma grande equipa, de Liga dos Campeões, com grande orçamento, que vem para cá competir ao mais alto nível. Temos de estar preparados para o confronto”.

Veja também: Peixeirada entre Maniche e Rui Santos: "Não te admito, nem a ti nem a ninguém" (VÍDEO)

Apesar de admitir que o Benfica teve mais tempo para preparar o encontro, Farioli rejeitou desculpas e garantiu que o FC Porto estará pronto.

Eles jogaram na terça-feira, tiveram quase uma semana limpa para preparar o jogo. Já nós saímos de segunda-feira à noite de Arouca, ainda fizemos mais 108 minutos de jogo (na quinta-feira) antes deste jogo, por isso o cenário é diferente. Não é uma desculpa termos menos tempo para preparar, recuperámos bem ontem com os jogadores, hoje tínhamos os jogadores todos disponíveis para treinar, por isso estaremos prontos”.

Questionado sobre os elogios e os “mind games” de Mourinho, o técnico dos dragões respondeu com descontração e realçou a importância do espírito da equipa:

Estou mais do que feliz por lhe devolver o abraço, amanhã teremos a hipótese de cumprimentar-nos pessoalmente. Sobre o resto, há muita coisa que afeta a performance, tudo tem uma certa relevância. Claro que há coisas técnicas, táticas, pessoais, dinâmicas de clube... há tantos fatores no futebol que se misturam pelo meio. Mas a realidade é que o jogo de amanhã é muito importante para nós, temos de estar muito bem preparados. Fizemos reunião e sessão de treinos hoje, daqui a pouco teremos mais, amanhã teremos um dia para construir a preparação do jogo da melhor forma possível. Amanhã, às 09:00, temos de estar aqui com a vibe, o espírito e o desejo certo que é o mais importante porque qualquer plano sem o fogo certo, não funciona”.

Veja também: Mourinho explica "provocação" ao FC Porto após derrota na Champions

Farioli recordou ainda as dificuldades enfrentadas pelo FC Porto na época passada frente ao Benfica e pediu entrega total aos jogadores:

“No ano passado, os dois jogos frente ao Benfica custou muito ao FC Porto com oito golos sofridos e só dois marcados. Essa é uma imagem que temos de ter presente na cabeça: respeitar o valor do adversário e dar um extra para deixar os nossos adeptos felizes”.

Questionado sobre a virose que afetou o plantel encarnado, o treinador respondeu com humor e empatia:

Não estou a brincar, pode acontecer. Estou há três dias a tomar muitos medicamentos, estive no jogo de quinta-feira com 38 graus de febre. Acontece, é gripe sazonal”.

O italiano teceu também rasgados elogios a José Mourinho, que considera uma referência no futebol mundial:

Falamos de um dos mais bem sucedidos treinadores do mundo, com 26 títulos conquistados. O palmarés é grande. Definitivamente uma das pessoas que mais influenciou o futebol. Mencionei poucos dias antes de ser contratado que ele representa uma referência para mim, tem todo o meu respeito. Nos últimos anos teve diferentes experiências em diferentes países, fez um grande trabalho na Roma, ganhou a Liga Conferência, teve uma experiência mista na Turquia, sei bem o quão difícil é competir naquele ambiente. Agora assumiu um desafio importante, mas para mim a prioridade é o que vamos fazer amanhã. Creio que estamos a misturar um pouco a perspetiva: não vamos jogar com o Mourinho, vamos jogar contra o Benfica. Isso é a chave para nós, temos que estar bem preparados e ligados com o jogo, ter quatro ou cinco cenários diferentes durante o jogo e estarmos preparados para tudo. Principalmente com energia, gasolina nas pernas e nos pulmões”.

Veja também: Volte-face inesperado no futuro de Amorim no Man. United

Sobre as palavras de Mourinho, que recusou colocar o FC Porto como favorito, Farioli foi claro:

“Concordo com ele”.

O técnico desvalorizou ainda o peso decisivo do clássico no campeonato:

É um jogo importante, não podemos negar isso, mas não vai ser decisivo. Ainda faltam muitos jogos e muita coisa pode acontece”.

Por fim, analisou o que espera do Benfica dentro de campo:

Se formos ao passado recente, o jogo com o Chelsea pode ser um bom exemplo dos diferentes cenários e estratégias. Nos primeiros três ou quatro minutos houve tudo o que pode acontecer. Uma das maiores características destas equipas é a capacidade de serem camaleónicas e lerem muito bem o momento do jogo para gerir com e sem bola, de forma a serem mais orientados a marcação individual ou zonal. Há muitos cenários. Preparámos o jogo com atenção. Precisamos de estar atentos a algo inesperado também. A parte mais importante é como os jogadores vão estar preparados e quão rápido vão reagir para tomar as opções certas”.

Veja também: Benfica toma medidas drásticas para dar a volta à virose antes do Dragão

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!