adeptos-logo
Nacional
23/09/25 às 10:43

Detidos do ataque à Academia de Alcochete voltaram a Alvalade com tarja polémica

Durante a vitória do Sporting frente ao Moreirense, alguns dos detidos do ataque à Academia de Alcochete marcaram presença na bancada Sul de Alvalade, exibindo uma tarja com a frase “We are back”, que gerou grande polémica.

O Estádio de Alvalade viveu este domingo um episódio inesperado e controverso. Durante a segunda parte do encontro frente ao Moreirense, vários adeptos identificados como antigos detidos no processo do ataque à Academia de Alcochete, em 2018, regressaram às bancadas e deixaram uma mensagem clara: uma tarja com a inscrição “We are back” (Estamos de volta).

Veja também: Azia? Rodolfo Reis ataca Mourinho: "Não vai ganhar nada no Benfica" (VÍDEO)

O grupo em causa, parte dos 44 arguidos do processo que abalou o futebol português, esteve durante anos impedido de entrar em recintos desportivos devido a medidas judiciais e sanções aplicadas na sequência dos acontecimentos violentos em Alcochete.

A frase exposta simbolizou o regresso destes elementos ao convívio com as claques, e coincidiu com o momento em que a equipa leonina inaugurava o marcador. A bancada Sul respondeu com cânticos e pirotecnia, reforçando o clima de fervor, mas também de contestação.

O ataque de Alcochete continua a marcar a memória coletiva do Sporting. Do processo judicial resultaram diferentes condenações: nove arguidos a penas de prisão efetiva, 28 a penas suspensas ou trabalho comunitário, além de multas e três absolvições.

Veja também: Azia? Reação do pai de Yamal à Bola de Ouro de Dembelé já é viral

Com este regresso a Alvalade, os protagonistas de um dos episódios mais negros da história do clube voltam a marcar presença no universo leonino, num gesto que inevitavelmente gera debate e divide opiniões dentro e fora da família sportinguista.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues