adeptos-logo
Nacional
26/06/25

Italianos revelam que futuro de Belotti no Benfica está definido

Italianos já decidiram o destino do avançado, que termina empréstimo aos encarnados com passagem discreta e envolto em polémicas.

Andrea Belotti não vai continuar no Benfica após o Mundial de Clubes. A decisão está tomada e, segundo o jornalista italiano Nicolò Schira, o ponta de lança de 30 anos regressará ao Como 1907, clube ao qual ainda pertence, mas… apenas de passagem. 

Veja também: Jogador do FC Porto envolvido em acidente de viação e há feridos

Cesc Fàbregas, treinador do emblema da Serie A, não conta com o avançado para a próxima temporada, pelo que Belotti deverá voltar a ser emprestado ou, caso surja uma proposta convincente, ser transferido a título definitivo

O internacional italiano termina assim uma curta aventura na Luz sem convencer plenamente. Contratado por empréstimo para dar profundidade ao ataque de Bruno Lage, acabou por registar números modestos: seis golos em 42 jogos com a camisola das águias. A escassez de eficácia ofensiva acabou por ditar o afastamento das opções prioritárias para o futuro. 

O caso da final da Taça (e a possível moldura penal) 

Mas Belotti sai também envolto numa das maiores polémicas da época, que teve como palco a final da Taça de Portugal no Jamor. O incidente com Matheus Reis — que pontapeou e pisou o italiano na cabeça, já deitado no relvado — deu origem a um coro de críticas devido à ausência de sanção disciplinar no momento. A situação chegou mesmo ao plano legal. 

Veja também: Arsenal aumenta a oferta milionária por Gyökeres e o Sporting já respondeu

Em declarações ao Desporto ao Minuto, o advogado Gonçalo Almeida afirmou que o caso pode enquadrar-se num crime de ofensa à integridade física simples, punível com até três anos de prisão ou multa. Se agravado — por danos físicos ou psicológicos, ou conduta especialmente censurável — poderá configurar crime público, com moldura penal até dez anos de prisão.

O lance, que gerou debate aceso, ocorreu quando o Benfica vencia por 1-0. Belotti tentava proteger a bola junto à bandeirola de canto, acabando no chão, sem que o árbitro punisse a conduta dos adversários.

Expulsão no Mundial de Clubes e castigo da FIFA

No Mundial de Clubes, a imagem de Belotti não melhorou. Frente ao Boca Juniors, foi expulso com vermelho direto por uma entrada perigosa com o pé à altura da cabeça do adversário. A FIFA aplicou uma suspensão de dois jogos, impedindo-o de defrontar o Auckland City e o Bayern Munique

Veja também: Anselmi não se deixou ficar: Assim foi a conversa com Villas-Boas

Apesar da atitude combativa e do profissionalismo que sempre demonstrou, o saldo final de Belotti no Benfica é francamente insuficiente para justificar um novo investimento. E com o Como também a não contar com o seu regresso, o avançado italiano prepara-se agora para encontrar novo destino — e nova oportunidade para relançar uma carreira que já viveu dias mais felizes.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues