O Benfica é campeão nacional de futsal. Numa final absolutamente memorável, os encarnados venceram o Sporting por 3-4 no Pavilhão João Rocha, no quinto e decisivo jogo da final do campeonato, colocando um ponto final em quatro anos consecutivos de domínio leonino. Foi a primeira vez desde 2019 que os encarnados ergueram o troféu, numa reviravolta épica protagonizada nos últimos cinco minutos — com Léo Gugiel a vestir a pele de herói improvável.
Veja também: Brasileiros incluem jogador do FC Porto no pior onze da fase de grupos do Mundial de Clubes
O Sporting esteve quase sempre por cima e chegou a dispor de duas vantagens no marcador, mas o Benfica nunca desistiu, mesmo quando tudo parecia perdido. A entrada do 5x4 na reta final revelou-se decisiva e a vitória encarnada foi selada no momento mais improvável: um remate de longe de Gugiel que desviou em Afonso Jesus e enganou Henrique.
Um jogo de emoções, um final dramático
A equipa de Nuno Dias entrou determinada a resolver a final em casa e, nos primeiros minutos, impôs o ritmo. Zicky Té (3’) abriu o marcador com o habitual gesto técnico de pivot e Merlim (8’) ampliou com um remate espectacular ao ângulo. O Benfica, algo preso nos primeiros minutos, reagiu por intermédio de Diego Nunes (17’), que reduziu num lance de bola parada estudado até ao detalhe.
O intervalo chegou com o 2-1 no marcador e tensão em crescendo. O segundo tempo trouxe ainda mais emoção: logo aos 22 minutos, Merlim foi expulso e o Benfica aproveitou de imediato, com Arthur a restabelecer o empate na jogada seguinte.