adeptos-logo
Modalidades
30/06/25

Benfica impede penta do Sporting e sagra-se campeão de futsal

O Benfica é campeão nacional de futsal, numa final absolutamente memorável, os encarnados venceram o Sporting por 3-4.

O Benfica é campeão nacional de futsal. Numa final absolutamente memorável, os encarnados venceram o Sporting por 3-4 no Pavilhão João Rocha, no quinto e decisivo jogo da final do campeonato, colocando um ponto final em quatro anos consecutivos de domínio leonino. Foi a primeira vez desde 2019 que os encarnados ergueram o troféu, numa reviravolta épica protagonizada nos últimos cinco minutos — com Léo Gugiel a vestir a pele de herói improvável. 

Veja também: Brasileiros incluem jogador do FC Porto no pior onze da fase de grupos do Mundial de Clubes

O Sporting esteve quase sempre por cima e chegou a dispor de duas vantagens no marcador, mas o Benfica nunca desistiu, mesmo quando tudo parecia perdido. A entrada do 5x4 na reta final revelou-se decisiva e a vitória encarnada foi selada no momento mais improvável: um remate de longe de Gugiel que desviou em Afonso Jesus e enganou Henrique. 

Um jogo de emoções, um final dramático 

A equipa de Nuno Dias entrou determinada a resolver a final em casa e, nos primeiros minutos, impôs o ritmo. Zicky Té (3’) abriu o marcador com o habitual gesto técnico de pivot e Merlim (8’) ampliou com um remate espectacular ao ângulo. O Benfica, algo preso nos primeiros minutos, reagiu por intermédio de Diego Nunes (17’), que reduziu num lance de bola parada estudado até ao detalhe. 

O intervalo chegou com o 2-1 no marcador e tensão em crescendo. O segundo tempo trouxe ainda mais emoção: logo aos 22 minutos, Merlim foi expulso e o Benfica aproveitou de imediato, com Arthur a restabelecer o empate na jogada seguinte. 

Veja também: A dura reação de Gyökeres ao novo recado de Varandas (VÍDEO)

Sporting voltou a ganhar vantagem… mas não segurou

Mesmo em inferioridade, o Sporting manteve-se perigoso. Taynan (33’) voltou a colocar os leões em vantagem, num lance de inteligência e rapidez, e o jogo parecia controlado pelos da casa, até que o Benfica fez o que muitos julgavam impossível.

Cassiano Klein arriscou tudo com o 5x4 e a equipa respondeu. Diego Nunes (36’) fez o 3-3 e pouco depois surgiu o momento do jogo: Léo Gugiel, guarda-redes, atirou de longe, a bola desviou em Afonso Jesus e traiu o guarda-redes leonino. Estava feito o 3-4 que valeria o título.

Uma conquista com sabor especial

A vitória encarnada quebra um ciclo hegemónico do Sporting, que procurava o pentacampeonato e somava já três títulos esta época (Supertaça, Taça da Liga e Taça de Portugal). O Benfica, por sua vez, volta ao topo do futsal português com a 9.ª conquista nacional, quebrando um jejum de cinco anos e fazendo a festa… em casa do eterno rival.

Veja também: Di María emocionado diz adeus: "Benfica é amor puro" (VÍDEO)

Fim de ciclo para os leões?

A época do Sporting fica marcada por altos e baixos: a liderança da fase regular, mas também a eliminação na Liga dos Campeões e a queda no jogo decisivo da final. A estrutura leonina terá agora tempo para refletir, mas esta derrota poderá representar o fim de um ciclo — algo de que se falou bastante ao longo da temporada.

Já o Benfica encerra o ano com a alma cheia, uma exibição de raça, estratégia e coragem, e um plantel rejuvenescido a responder em grande ao desafio de destronar um dos ciclos mais dominantes do futsal nacional.

Veja também: Não tens cão? Vê um vídeo! Estudo diz que terapia virtual com cães ajuda mesmo a acalmar os nervos

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!

André Miguel Rodrigues