A Seleção Nacional saiu derrotada da deslocação a Dublin e adiou o objetivo de garantir já a qualificação para o Mundial 2026.
Veja também: Descalabro: Ronaldo é expulso e Portugal perde na Irlanda
No final da partida, Roberto Martínez não escondeu a deceção com o desempenho português, admitindo que o encontro ficou muito longe do esperado e que a Irlanda mereceu vencer.
“Concordo, é um jogo para esquecer, acontece no futebol. Tudo aquilo que podia correr mal correu mal. Correu bem para a Irlanda”, começou por reconhecer o selecionador nacional, sublinhando ainda que a equipa não conseguiu impor o seu plano de jogo: “Falámos da bola parada, transição... faltou-nos propósito, mostrámos luta até ao fim. Últimos 20 minutos cheios de coração”.
Apesar do mau resultado, Martínez destacou a atitude dos jogadores na reta final e pediu foco total na partida decisiva de domingo, no Porto:
“Aceitar que a Irlanda mereceu ganhar. Agora é olhar para domingo, precisamos da força do estádio, sabemos que podemos contar com isso. É olhar para o último jogo para confirmar o apuramento”.
Veja também: Paulo Catarro não tem dúvidas sobre qual a equipa mais prejudicada da Liga (VÍDEO)
Entre as decisões técnicas que marcaram a noite, esteve a saída de João Cancelo e a entrada de Nélson Semedo. O treinador explicou que não quis arriscar perder o lateral do Manchester City:
“Era um jogo com emoções. O Cancelo apanhou o cartão amarelo. Era para anular o risco de o perder. Podemos utilizar o que o jogo precisa”.
O momento mais quente da noite foi, contudo, a expulsão de Cristiano Ronaldo, a primeira do capitão ao serviço da seleção nacional. Para Martínez, o lance foi exageradamente penalizado e condicionado pelas imagens televisivas:
“Falámos, acho que é difícil para um jogador como o Cristiano que está na área. Teve os defensores sempre com contactos, a agarrar. Não há violência, tenta afastar. Teve azar. Acho que o ângulo das imagens são piores do que aconteceu. É o primeiro pela seleção, é incrível”.
Veja também: Campo de clube português desabou devido ao mau tempo
O selecionador revelou ainda parte da conversa com Ronaldo após o encontro, garantindo que o foco permanece intacto:
“Estamos a preparar o próximo jogo, ganhou muitos pela seleção. O que aconteceu é o que acontece no futebol. A reação foi boa, lutámos, mostrámos coragem. É preparar o próximo”.
Com Portugal ainda a liderar o grupo, mas obrigado a pontuar no derradeiro jogo, Roberto Martínez prometeu uma equipa determinada a selar o passaporte para o Mundial já no domingo.
Veja também: O jogador do Sporting que Farioli tentou contratar
Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!
