O antigo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, deverá anunciar a sua candidatura às eleições do clube até ao final deste mês de agosto, segundo avança o jornal A BOLA.
Veja também: Irmão de João Félix muito perto de deixar o Benfica
A formalização deverá ocorrer entre os dias 20 e 26 de agosto, período que coincide com o intervalo entre as duas mãos do playoff de acesso à Liga dos Campeões, caso as águias confirmem a passagem frente ao Nice — algo bem encaminhado após a vitória por 2-0 em França.
Pelo meio, o Benfica disputará também a 3.ª jornada da Liga Portugal frente ao Tondela, em data ainda a definir. A escolha do timing, explica a mesma fonte, foi feita pelo próprio Vieira, que considera que não irá afetar a equipa principal, afastando assim possíveis críticas de estar a interferir na preparação desportiva.
Se confirmar a candidatura, Vieira será o sexto nome a entrar na corrida à presidência encarnada, juntando-se a João Diogo Manteigas, João Noronha Lopes, Martim Mayer, Cristóvão Carvalho e ao atual presidente Rui Costa.
Veja também: Ronaldo bisa mas Al Nassr acaba derrotado pelo Almería (Vídeo)
Vieira liderou o Benfica durante quase 18 anos, de 2003 a 2021, depois de ter entrado no clube em 2001 como gestor do futebol pela mão de Manuel Vilarinho.
Durante o seu mandato, venceu cinco eleições, mas acabou por sair em 2021 na sequência da sua detenção no âmbito da Operação Cartão Vermelho, processo judicial ainda em fase de instrução, no qual é suspeito de vários crimes económico-financeiros. O ex-dirigente nega todas as acusações.
As eleições do Benfica realizam-se a 25 de outubro de 2025. O vencedor terá de garantir mais de 50% dos votos na primeira volta; caso contrário, haverá uma segunda volta entre o 8.º e o 15.º dia após o primeiro ato eleitoral, conforme previsto nos estatutos do clube.