adeptos-logo
Nacional
31/03/26 às 14:33

Decisões do Conselho de Disciplina fazem mossa: há castigos, multas e um recurso chumbado

O Conselho de Disciplina da FPF aplicou sanções a vários intervenientes, com Nélson Oliveira suspenso e o Benfica a ver rejeitado o recurso relativo ao clássico com o FC Porto.

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol divulgou, esta terça-feira, um conjunto de decisões disciplinares relacionadas com os encontros entre Vitória SC e Sporting, bem como Benfica e FC Porto, disputados a 23 de Dezembro de 2025 e 8 de Março, respectivamente.

As deliberações incluem suspensões, multas e a rejeição de um recurso apresentado pelo Benfica, num pacote de decisões que terá impacto directo em vários protagonistas.

Nélson Oliveira suspenso por um jogo

Entre as decisões mais relevantes está a suspensão de Nélson Oliveira. O avançado do Vitória SC foi punido com um jogo de suspensão por «injúrias e ofensas à reputação».

Além da sanção desportiva, foi ainda aplicada uma multa de 714 euros ao jogador, valor que também terá de ser pago pelo clube vimaranense.

Esta decisão impede o atleta de dar o seu contributo na próxima partida da equipa, numa altura importante da temporada.

Multas também para Sporting e Hjulmand

O Conselho de Disciplina aplicou ainda sanções no que diz respeito ao jogo entre Vitória SC e Sporting.

Hjulmand foi multado em 714 euros por «inobservância de outros deveres», enquanto a SAD do Sporting terá de pagar 1020 euros pelo mesmo tipo de infração.

Benfica vê recurso rejeitado

No que toca ao clássico entre Benfica e FC Porto, o Conselho de Disciplina decidiu não dar provimento ao recurso apresentado pelos encarnados.

Em causa estavam incidentes ocorridos no Estádio da Luz, com o clube da águia a ser condenado ao pagamento de uma multa de 10.200 euros.

A decisão confirma, assim, a posição inicial do organismo disciplinar, agravando o impacto financeiro para os encarnados.

As deliberações agora tornadas públicas reforçam a actuação do Conselho de Disciplina em matérias relacionadas com comportamento e cumprimento de regulamentos, deixando consequências directas para jogadores, clubes e SAD’s envolvidas.

Interesse cresce e pressão aumenta: há clubes de topo atentos a Geny Catamo
Tudo em aberto até ao fim: Mundial 2026 entra nas horas decisivas com vagas por preencher
Sem plano alternativo: decisão sobre o Irão no Mundial está tomada e não admite recuos
Cheiro “tóxico” no Dragão Arena? Caso aquece e já chegou ao Governo