As cores nacionais estão em alta na África do Sul. Yolanda Hopkins, Teresa Bonvalot e Francisca “Kika” Veselko garantiram, esta quarta-feira, a qualificação para os oitavos-de-final do Ballito Pro, segunda etapa do Challenger Series 2025, assinando um verdadeiro “hat-trick” de talento português nas ondas sul-africanas.
Veja também: Assim ficou o Lamborghini de Jota após o trágico acidente (VÍDEO)
As três surfistas, que entraram diretamente na ronda 2 graças ao estatuto de cabeças-de-série, confirmaram o favoritismo e mantiveram vivo o sonho de alcançar o circuito mundial de 2026. E fizeram-no com exibições sólidas e bem desenhadas.
Yolanda Hopkins lidera e impressiona
A algarvia Yolanda Hopkins foi quem mais brilhou ao vencer o heat 5 com um total de 11,13 pontos, à frente da israelita Anat Lelior (10,60), que também segue em frente. A norte-americana Eden Walla (7,27) e a havaiana Keala Tomoda-Bannert (7,07) ficaram pelo caminho.
Teresa Bonvalot segura o apuramento
No heat 3, Teresa Bonvalot também carimbou passagem, sendo segunda classificada com 10,27 pontos, apenas atrás da australiana Sierra Kerr (11,17). As derrotadas foram a japonesa Nanaho Tsuzuki e a australiana India Robinson (9,17).
Veja também: Revelado o que motivou o trágico acidente que vitimou Diogo Jota
Kika Veselko segue firme como líder do ranking
Já Kika Veselko iniciou de forma positiva a defesa da liderança do ranking do Challenger Series, ficando também em segundo lugar no heat 8 com 10,70 pontos, numa bateria liderada pela brasileira Laura Raupp (11,47). A basca Janire Gonzalez Etxabarri (9,97) e a japonesa Minami Nonaka (8,07) foram eliminadas.
Este arranque vitorioso repete o sucesso das portuguesas na etapa inaugural em Newcastle, Austrália, onde todas chegaram aos quartos-de-final — com destaque para a vitória de Kika Veselko, 3.º lugar de Teresa e 5.º de Yolanda.
O que se segue?
Nos oitavos-de-final: