João Noronha Lopes voltou a marcar posição na corrida à presidência do Benfica e fê-lo com declarações contundentes em Quarteira, durante um encontro com sócios na Casa do Benfica.
Veja também: Reforço a caminho: O salário que Richard Ríos vai auferir no Benfica
O empresário não só afastou qualquer hipótese de Sérgio Conceição ser treinador encarnado caso vença as eleições, como também lançou duras críticas a Luís Filipe Vieira e Rui Costa, apontando-os como principais responsáveis pela falta de rumo do clube.
“Sérgio Conceição nunca será treinador quando eu for eleito”, afirmou de forma taxativa, interrompido por uma salva de palmas.
“O Benfica tem de ter memória para poder construir o futuro. Não está em causa a sua componente técnica, mas sim o desrespeito que teve pelo clube. E comigo, nunca será treinador”.
Ataques a Vieira: “Quer comparar-se a figuras históricas do clube... é não perceber o lugar que ocupa”
Sobre Luís Filipe Vieira, Noronha não poupou nas palavras, classificando a narrativa do ex-presidente como “um exercício de vaidade pessoal”.
Veja também: Pai de Gyökeres desespera e chora por causa do Sporting
“A falta de rumo do Benfica tem dois rostos: Luís Filipe Vieira e Rui Costa. Trabalharam juntos durante anos com as mesmas pessoas. É impossível construir o futuro com quem representa o passado”.
Criticou ainda o que considera ser uma tentativa de Vieira se reescrever na história do clube:
“O Benfica não começou em 2003. Quando alguém se quer comparar a Maurício Vieira de Brito, Ferreira Bogalho ou Borges Coutinho, ou não faz ideia do que é a história do clube, ou não tem qualquer noção do seu lugar nela.”
Noronha, que perdeu as eleições de 2020 para Vieira, aproveitou também para lançar um repto ao ex-dirigente:
“Não sei se vai ser candidato, mas que aponte uma data na sua agenda: 25 de Outubro. É nesse dia que vamos virar a página e transformar o Benfica no clube do futuro”.
Veja também: Rui Pedro Braz pode trocar Benfica por colosso do futebol europeu
"Se vier, que debata": desafio direto a Vieira
O candidato voltou a criticar o facto de Vieira não ter aceite debater em 2020 e desafiou-o a fazê-lo este ano:
“Se vier a concorrer, espero que desta vez aceite debater. Recusar é desrespeitar os sócios. E se quer ouvir as minhas ideias, que venha às Casas do Benfica e tenha a humildade de discutir com os sócios. Ou que, ao menos, me ouça”.
Bruno Lage não é descartado, mas avaliação será feita
Sobre a continuidade de Bruno Lage, Noronha Lopes mostrou prudência e sentido de responsabilidade.
“Seria irresponsável dizer agora que o meu treinador seria outro. Quando chegar ao Benfica, farei uma avaliação, apresentarei o projeto e decidiremos em conjunto”.
Veja também: FC Porto aplica goleada no primeiro jogo da era Farioli
Com o mercado de transferências em andamento, o candidato deixou um aviso claro à direção em funções:
“Espero que o futuro do Benfica não esteja a ser hipotecado em ambiente pré-eleitoral. Que venham bons jogadores, mas com responsabilidade”.