O futuro de Karem Aktürkoglu pode passar, muito em breve, pelo regresso à Turquia. Segundo informações avançadas esta quarta-feira pelo jornal Fanatik, o Besiktas já iniciou conversações formais com o Benfica com vista à contratação do extremo internacional turco de 26 anos. O jogador, que chegou à Luz no verão passado proveniente do Galatasaray, estará recetivo à mudança, e tudo indica que será agora uma questão de entendimento entre os dois clubes.
Veja também: Comentador do Benfica aplaude descida do Boavista: "Pelo que fizeram ao Benfica..." (VÍDEO)
O clube de Istambul vê em Aktürkoglu uma peça essencial para reforçar as alas ofensivas e, após um primeiro contacto bem-sucedido, aguarda agora pela definição dos moldes financeiros do negócio. O Benfica está a pedir entre 20 e 25 milhões de euros pelo passe do jogador, mas o Besiktas, diz o Fanatik, “negocia arduamente” para baixar este valor.
Em cima da mesa: empréstimo com cláusula obrigatória
Uma das fórmulas em discussão será a de um empréstimo com cláusula de compra obrigatória, solução que permitiria aos turcos diluir o impacto financeiro do investimento, mantendo o controlo da operação e assegurando já o jogador para esta época.
Veja também: Ex-treinador do FC Porto deixa conselho a Mora perante hipótese de saída
A imprensa turca tem dado conta da insatisfação de Aktürkoglu em Lisboa, sublinhando a sua vontade de regressar ao campeonato onde ganhou notoriedade e pelo qual foi chamado regularmente à selecção nacional. O facto de Orkun Kökçü, antigo colega no Benfica e também internacional turco, já ter feito a travessia para o Besiktas, poderá ter funcionado como argumento adicional para convencer o extremo a juntar-se ao emblema de Istambul.
Karem Aktürkoglu foi contratado pelo Benfica em 2023, depois de ter realizado uma temporada de alto nível ao serviço do Galatasaray. No entanto, nunca chegou a afirmar-se como titular indiscutível na Luz, e a eventual saída agora poderá permitir ao clube da Luz recuperar parte do investimento e abrir espaço para novos reforços nas alas.