A edição 2024/25 da Taça de Portugal encerra a época com um clássico absoluto: Sporting-Benfica no Jamor. Campeão contra vice-campeão. Dérbi de tudo ou nada. Mas o que diz a história?
Veja também: Namorado deixa jovem a jantar sozinha até apareceu Gyökeres e deu nisto (VÍDEO)
Em 84 edições da prova, apenas 12 finais colocaram frente a frente o 1.º e o 2.º da Liga. Domingo será a 13.ª vez. E o dado mais surpreendente: o vice-campeão venceu 7 dessas finais, contra 5 triunfos do campeão nacional.
Sporting campeão e finalista: só ganhou uma… perdeu três
O Sporting já chegou à final da Taça como campeão por quatro vezes e só venceu em 1973/74. Perdeu nas outras três (1951/52, 1969/70 e 2023/24). Já o Benfica, quando foi segundo e chegou à final, ganhou quatro das seis vezes.
Na posição atual — Sporting campeão vs Benfica vice — houve três finais: duas vitórias encarnadas (1952 e 1970) e uma dos leões (1974). Tudo em aberto no Jamor.
Veja também: A boca de Varandas a Sofia Oliveira no discurso do Sporting bicampeão (VÍDEO)
Dobradinhas? Benfica lidera, Sporting quer voltar a fazer história
O Sporting persegue a sétima dobradinha da história, algo que não consegue desde 2001/02. É o clube grande com menos dobradinhas: 6, contra 11 do Benfica e 9 do FC Porto.
Desde que venceu a Liga, o Sporting só conseguiu juntar a Taça em duas épocas nos últimos 50 anos. Agora tem a oportunidade ideal: campeão nacional, moral em alta, e um troféu à distância de 90 (ou 120) minutos.
Campeões na final? Nem sempre dá festa
Dos campeões nacionais que chegaram à final da Taça, 15 perderam. E o Sporting está entre eles: caiu como campeão em 1952, 1970, 2000… e 2023/24. No ano passado foi travado pelo FC Porto. Pode repetir-se a história?
Veja também: Hjulmand fala da desilusão com Amorim e deixa aviso sobre futuro de Gyökeres
Os carrascos mais frequentes dos campeões foram o Benfica (5 vezes), o próprio Sporting (3), o FC Porto (2), e ainda outsiders como Boavista, V. Setúbal e Belenenses.
🎯 Tudo a zeros. Tudo por ganhar.
O dérbi do Jamor decide o último troféu da época. Pode ser a dobradinha para os leões, ou o balão de oxigénio para um Benfica que precisa de fechar o ano com glória.
A história avisa: ser campeão não chega. No Jamor, a Taça ganha-se com alma.
E o passado diz que, quando há dérbi… o vice costuma dar a volta por cima.
Veja também: 🏋️♂️ O novo Papa é um atleta: conheça o lado fitness de Leão XIV