O meio-campo do Benfica pode estar prestes a ganhar um novo comandante. A AS Roma retirou-se da corrida por Richard Ríos, médio colombiano do Palmeiras, deixando o caminho mais livre para as águias tentarem fechar aquele que poderá ser o seu quarto reforço neste mercado de verão.
Veja também: FC Porto negoceia venda de Gonçalo Borges por preço milionário
A intransigência do clube brasileiro, que continua a exigir 30 milhões de euros pelo passe do jogador, terá sido o ponto de rutura nas negociações com os italianos.
Roma desiste e vira-se para França
De acordo com o jornal O Jogo, a formação romana — que terminou a última edição da Serie A no 5.º lugar — chegou a apresentar uma proposta concreta de 28 milhões de euros, com mais três milhões em variáveis, que poderiam elevar o negócio até aos 31 milhões. Porém, o Palmeiras manteve-se irredutível e nem sequer respondeu à nova investida.
Perante este cenário, a Roma optou por seguir outro rumo, passando a concentrar os seus esforços na contratação de Neil El Aynaoui, médio do Lens, avaliado em 25 milhões de euros, mais bónus.
Benfica à espreita e com proposta em cima da mesa
A saída de cena dos italianos agrada aos responsáveis da Luz. A direção liderada por Rui Costa já havia enviado emissários ao Brasil e continua a acompanhar de perto a situação. Segundo O Jogo, o Benfica está disposto a oferecer 25 milhões de euros mais bónus pelo internacional colombiano, de 25 anos, e já apresentou um contrato com salário anual na ordem dos 2,5 milhões de euros líquidos.
Veja também: Conceição reage à hipótese de ser técnico do Benfica com Vieira a presidente
Além de ser a proposta mais concreta no mercado neste momento, trata-se também da oferta financeiramente mais vantajosa para o jogador, que recentemente recusou uma proposta do Zenit, optando por não seguir para o campeonato russo.
Ríos pode ser o 4.º reforço do verão
Caso o negócio avance, Richard Ríos será o quarto reforço confirmado para a nova época 2025/26. O Benfica já garantiu a contratação de:
Amar Dedić, lateral-direito do Salzburgo, por 12 milhões de euros;
Rafa Obrador, lateral-esquerdo contratado ao Real Madrid por 5 milhões, numa operação que envolveu a saída de Álvaro Carreras para o Bernabéu;
Samuel Dahl, lateral sueco que já estava emprestado pelas águias na época passada e que agora foi adquirido em definitivo à AS Roma por cerca de 9 milhões, após somar cinco assistências em 22 jogos com a camisola encarnada.
Veja também: Sporting bate tubarões europeus e fecha talento do futebol belga
A chegada de Ríos ajudaria a reforçar o miolo encarnado com músculo, critério e experiência internacional.
Com passagens por clubes como o Flamengo e agora em destaque no Palmeiras, Ríos é um médio versátil, forte na recuperação de bola, com boa capacidade de transporte e também chegada à área.
Supertaça já ao virar da esquina
O tempo, contudo, não joga a favor do Benfica. O primeiro jogo oficial da época está já marcado para o próximo 31 de julho, frente ao Sporting, no Estádio do Algarve, a contar para a Supertaça Cândido de Oliveira. Bruno Lage quer ter o plantel o mais fechado possível até lá — e Ríos é, neste momento, o grande alvo para completar o centro do terreno.
Com a Roma fora da corrida, o Benfica tem agora uma oportunidade de ouro para fechar um reforço que promete elevar a qualidade do meio-campo... se conseguir desbloquear a rigidez negocial do Palmeiras.
Veja também: "Sérgio Conceição no Benfica? É um autêntico tiro no pé"