O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu aplicar um jogo de castigo a Samu, na sequência das ofensas que proferiu ao árbitro Fábio Veríssimo após o vermelho direto que viu após o Gil Vicente-FC Porto.
Veja também: O gesto polémico de Rui Costa com o árbitro no túnel da Luz após o Benfica-Barça
De acordo com o mapa de castigos, eis o que o relatório do árbitro dizia: "Colocou-se no meu caminho e confrontou-me verbalmente dizendo reiteradamente : Vieste aqui para nos foder".
No entanto, Samu apresentou a sua defesa, garantindo que as palavras que poferiu foram outras.
"O relatório não está correcto. Contrariamente ao que consta no Relatório do Árbitro, o que foi dito pelo atleta Samu Aghehowa, após o final do jogo, foi: "Parece que nos quieren mal, joder!". Dada a similitude fonética com a palavra "foder" é compreensível que o árbitro tenha julgado que tivesse sido esta a palavra dita, mas efetivamente não foi. Aliás, o Atleta está apenas há poucos meses em Portugal e, como tal, ainda fala maioritariamente em Espanhol e utiliza expressões nesse idioma, que lhe saem naturalmente. A frase proferida não tem qualquer conotação injuriosa. Como é do conhecimento público, a palavra "joder" na língua e cultura Espanholas pode ter um conjunto variado de significados, dependendo de vários factores, tais como as circunstâncias e o tom em que foi proferida. Em muitas situações do dia-a-dia, "joder" é usado simplesmente como uma interjeição para expressar irritação ou frustração e não tem, como tal, qualquer conotação ofensiva. Trata-se simplesmente de uma expressão de desabafo. Foi precisamente esse o sentido da frase proferida pelo Atleta, culminada com a expressão "joder!", pode ler-se.