adeptos-logo
Nacional
03/08/25

A dura resposta de Proença após acusações graves de Vieira

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu um comunicado onde Pedro Proença deixa claro que irá agir judicialmente.

A polémica está lançada. Em resposta às acusações graves proferidas por Luís Filipe Vieira numa entrevista ao canal NOW, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) emitiu um comunicado onde Pedro Proença deixa claro que irá agir judicialmente para defender o seu nome e a sua credibilidade

Veja também: Ex-Benfica Belotti pode voltar ao futebol português

O antigo presidente do Benfica acusou o líder da FPF de interferência nos bastidores do futebol nacional, incluindo alegadas manobras durante o seu mandato nas águias e supostas tentativas de condicionamento eleitoral na Luz

As acusações de Vieira 

Numa entrevista carregada de recados e revelações, Luís Filipe Vieira afirmou que Pedro Proença: 

  • Tentou afastar o candidato Nuno Lobo das eleições do Benfica, prometendo cargos e regalias; 
  • Redigiu cartas para presidentes de clubes assinarem como se fossem da sua autoria; 
  • Teve um passado como árbitro que, segundo Vieira, “fez mal ao Benfica”; 
  • Terá feito insinuações graves sobre si a terceiros, ainda enquanto líder do clube da Luz. 

Ele não pode intrometer-se nas eleições do Benfica. Já fez tão mal ao clube… mesmo como árbitro”, acusou Vieira, antes de prometer um eventual confronto directo: “Um dia vamos ter um frente a frente e falamos a sério do futebol português”.  

Veja também: O jogador do FC Porto perto da saída pode falhar jogo de apresentação

A resposta firme da FPF 

A reação da Federação foi célere e veio sob a forma de comunicado oficial publicado no seu site, onde se lê: 

“A Federação Portuguesa de Futebol, e o seu Presidente, mesmo considerando e entendendo atuais contextos eleitorais, não admite que os seus nomes e a sua credibilidade sejam, sob qualquer pretexto, colocados em causa.” 

“A FPF e o seu Presidente reservam-se ao direito de utilizar todos os meios legais disponíveis para defender o seu bom nome, credibilidade e honorabilidade sempre que os mesmos sejam colocados em causa.” 

Contexto sensível 

As declarações surgem num momento de elevada tensão no futebol português, com as eleições no Benfica agendadas para outubro e um ambiente político cada vez mais carregado. Luís Filipe Vieira — embora sem se candidatar — tem reaparecido no espaço público com discursos que misturam críticas, acusações e promessas de revelações futuras. 

Veja também: Johnny Depp e Ridley Scott Reimaginam o Universo de Mr. Hyde numa Novela Gráfica Sombria e Ambiciosa

Do lado da FPF, Proença opta por não entrar em confronto directo, mas deixa claro que não permitirá que o seu nome seja instrumentalizado em disputas eleitorais internas dos clubes. 

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui!