adeptos-logo
Vídeos
23/11/25 às 11:31

Real Madrid homenageia Diogo Jota mas troca imagem de André Silva

O Real Madrid tornou-se alvo de críticas e perplexidade ao exibir, na sua Assembleia-Geral deste domingo, uma homenagem póstuma com um erro grave: no lugar do irmão falecido de Diogo Jota, o clube mostrou a imagem do avançado André Silva, do Elche, que está vivo e até é adversário dos merengues esta noite.

O Real Madrid viveu, este domingo, um momento embaraçoso durante a sua Assembleia-Geral, que rapidamente se espalhou pelas redes sociais. Numa sessão marcada por várias homenagens a figuras do desporto — e não só — que faleceram ao longo de 2024, o clube madrileno pretendia recordar Diogo Jota e o seu irmão, André Silva, vítimas de um acidente de viação ocorrido em julho. 

Veja também: Bicada de Bruno de Carvalho sobre possível fim de carreira de Rui Patrício

No entanto, a fotografia exibida ao lado do internacional português não era a do irmão falecido, mas sim a de André Silva, avançado português que atua no Elche.

Veja também: Peixeirada entre Tiago Silva e Marco Pina acaba com ameaças e insultos (VÍDEO)

O equívoco não só se tornou viral como ganhou contornos ainda mais caricatos pelo facto de o Elche ser precisamente o adversário do Real Madrid na 13.ª jornada da La Liga, marcada para esta noite, às 20h00. A falha foi amplamente comentada online, com adeptos e jornalistas a apontarem a falta de rigor do clube merengue num momento de natureza tão sensível.

Este não é o primeiro gesto de homenagem de um clube a Diogo Jota desde o acidente. No início de novembro, antes de um jogo frente ao Liverpool, o Real Madrid prestou tributo ao internacional português em Anfield. Trent Alexander-Arnold, Xabi Alonso, Dean Huijsen e Emilio Butragueño depositaram ramos de flores à porta do estádio. O antigo lateral dos reds deixou ainda uma mensagem emotiva: “Meu amigo Diogo! Sentimos a tua falta, ainda gostamos muito de ti!”.

Veja também: Revelados novos pormenores sobre a morte do líder dos Diabos Vermelhos

Entretanto, o Real Madrid emitiu um comunicado a lamentar o sucedido.

"O Real Madrid C.F. pede desculpas ao Elche C.F. e ao seu jogador André da Silva por ter incluído, por engano, a imagem deste último no obituário de um vídeo institucional, em vez da imagem de André Silva, irmão de Diogo Jota, jogador do Liverpool. Lamentamos o ocorrido", pode ler-se.

Veja também: FIFA reage a revolta de fãs de Ronaldo com nova provocação a Portugal

O erro cometido este domingo, contudo, reacendeu o debate sobre o cuidado necessário em momentos institucionais desta natureza, sobretudo quando envolvem memórias de atletas cuja história ainda ecoa no mundo do futebol.

Já deu uma vista de olhos aos vídeos apaixonantes do canal de YouTube do Adeptos de Bancada? Está convocado a fazer parte da nossa equipa! Subscreva o nosso canal aqui

André Miguel Rodrigues